Medidas simples, como mudar o cabelo e usar maquiagem, reforçam a autoestima durante a gravidez e na maternidade
Mônica Brandão e Deborah Kanarek
Mônica Brandão e Deborah Kanarek
Que atire o primeiro bobe quem discorda de que ir ao cabeleireiro é uma das terapias preferidas das mulheres. Não poderia ser diferente para as grávidas ou mães que acabaram de dar à luz. “Usar maquiagem leve e arrumar os cabelos pode fazer maravilhas pela auto-estima”, diz a médica Carla Sallet, especializada em estética. Com os quilos a mais ganhos por causa da gravidez e a atenção voltada para o filho que vai nascer, as grávidas muitas vezes acabam se descuidando. Não é só a barriga que muda na gestação. A textura dos cabelos se altera, surgem manchas, inchaço, dores nas costas. Algumas transformações são inevitáveis, como o ganho de peso, outras nem sempre acontecem. Há, ainda, aquelas que só voltarão ao normal depois do parto. O importante é não perder o humor. Confira truques que podem ajudá-la a driblar esses probleminhas.
Postura
Como andar sem aquele jeitinho de pata? O peso do corpo é dividido entre a parte da frente e a detrás. A grávida carrega uma carga extra na barriga. Para manter algum equilíbrio com as novas medidas, tende a compensar o excesso de peso jogando a parte de cima do corpo para trás e entortando a coluna. Essa postura altera os movimentos de sentar e caminhar. O andar fica como o dos patos, segundo definem os especialistas. O resultado, você conhece: são as dores lombares que às vezes não passam nem depois do parto. A fisioterapeuta Sandra Roberta Novak, especializada em RPG (Reeducação Postural Global), ensina como melhorar a situação. Fique de pé e se encoste em uma parede, com um espelho ao lado para se olhar. O correto é manter a coluna encostada no apoio. Os ombros devem estar alinhados, e não caídos ou para a frente. Já os pés ficam paralelos. Decore essa postura para o dia-a-dia.
Cabelos
Qual corte pode disfarçar o rosto redondo, típico dos últimos meses? O ideal é desfiar as laterais do cabelo para afinar o rosto e deixar o visual mais leve. Não importa se você prefere o cabelo curto, na altura do queixo, ou mais longo. “Só desaconselho mudanças radicais, pois o estado emocional das gestantes é muito instável”, alerta o cabeleireiro Adailton Layon. Como diminuir o volume dos cabelos? A progesterona aumenta na gravidez e faz os fios ganharem volume. Uma sugestão de Layon é mantê-los na altura do ombro para equilibrar volume e comprimento. Nos cabelos cacheados, o melhor é assumir, usando produtos que ativem o enrolado. Os mais lisos pedem produtos como a cera para discipliná-los.
Moda
As roupas podem disfarçar o inchaço? Não se trata de disfarçar a gravidez, e sim um inchaço, principalmente na região dos ombros e nos braços. “Blusas e camisas em tons escuros, mangas três-quartos e cortes discretos são as melhores opções”, sugere a consultora de moda Emanuela Carvalho.
O que vestir enquanto não tenho aparência de grávida?
O melhor, principalmente em situações mais formais, quando as pessoas não precisam saber de sua gravidez, é usar roupas largas. Uma camisa ou uma bata de cor neutra sobre um macacão justo, ou acompanhando uma calça preta, é uma ótima solução. Qual a dica para não repetir tantas vezes a mesma produção? Lenços, echarpes, bolsas e sapatos diferentes, mudados a cada dia, podem ajudar a dar um truque, mas não evitam a repetição. “Às vezes, gostamos tanto de uma combinação que não conseguimos fazer outras. A gestante deve usar a criatividade e procurar outras combinações dentro desse novo armário, para não cair na monotonia”, ensina Emanuela. “Não é por estar grávida que a mulher deve se contentar em ter um guarda-roupa muito restrito. Mas é necessário buscar preços bons”, alerta. Por exemplo: uma primeira calça deve ser um investimento numa boa marca, já que se trata de uma roupa para uma fase temporária. A segunda pode ser encontrada em marcas mais populares. Assim, sobra dinheiro para você ter uma terceira peça e aumentar as possibilidades do seu guarda-roupa. Como usar sapatos baixos sem perder o charme? Segundo a consultora de moda Emanuela Carvalho, o ideal para essa fase são saltos até 5 centímetros, como é o caso do tipo "sabrina". “Ele é confortável e chique ao mesmo tempo e pode ser encontrado em sapatos do modelo Chanel”, diz. Outra opção é o salto anabela, que aparece principalmente nas sandálias. Calçados com salto baixo e largo também dão estabilidade. Dias mais quentes pedem sandálias do tipo Havaianas, encontradas em modelos feitos desde couro até strass.
Que tipo de calça usar para não ficar parecendo dançarina de pagode, já que o bumbum tende a crescer?
Quanto mais grudada no corpo, mais o bumbum vai aparecer. Se você não quer marcá-lo tanto, evite roupas justas, como as feitas com muito elastano. Prefira calças onde ele aparece pouco, apenas para garantir o conforto, cujo tecido seja mais fluido, como por exemplo a microfibra, a seda e a meia malha.
Maquiagem
Dá para esconder as manchas que aparecem no rosto? As manchas castanhas que aparecem principalmente nas bochechas e testa das grávidas são chamadas de cloasmas. Elas atingem cerca de 50% a 70% das gestantes, a partir do segundo trimestre, e ocorrem devido à ação dos hormônios da gravidez, que estimulam as células responsáveis pela pigmentação da pele. A maioria desaparece espontaneamente depois do parto. Outras requerem tratamento com ácidos, proibidos durante a gestação pelo risco de causarem malformações no feto. Um filtro solar, com fator de proteção 30 ajuda. Mas, se aparecerem, o melhor é disfarçá-las com corretivo. “Use um claro, em tom avermelhado, sobre as manchas para equilibrar a cor. Quando elas são mais claras, basta um tom mais claro que a pele”, sugere a maquiadora Sandra Bersou. Se o seu estilo de vida pede algo mais básico, saiba que o simples uso de um batom em tom mais forte já desvia a atenção para a boca, colocando as manchas em segundo plano.
Como disfarçar o nariz inchado?
Com paciência e maquiagem, lembrando de uma regra simples: tons escuros afinam, tons claros iluminam. Use um corretivo em tom mais escuro que sua pele ou uma sombra marrom-clara onde o nariz apresenta o inchaço — em algumas mulheres isso acontece nas asas do nariz, em outras, na parte de cima. Aplique um pouco do produto e espalhe bem com os dedos ou com uma esponja úmida. O que fazer com o rosto abatido? No início da gravidez, algumas mulheres apresentam o rosto mais pálido devido aos enjoos. A maquiadora sugere o uso de blush nos tons laranja ou bege, o que mais se aproximar da cor da sua pele. O segredo é dar pinceladas sutis onde você fica mais rosada quando toma sol — geralmente bochechas e testa.
Como disfarçar a acne?
Os hormônios aumentam a oleosidade da pele, a qual pode resultar em acne. Se você tiver, lave o rosto com sabonetes de enxofre, faça limpezas faciais, use produtos para pele oleosa e disfarce o problema passando um corretivo um tom mais claro que a pele e base por cima.Tratamentos com isotretinoína, ácido retinóico e antibióticos são indicados após o período de amamentação. Nessa fase ou antes, na gravidez, podem ser prejudiciais ao bebê.
Estética
Qual o melhor método de depilação? Carla Sallet desaconselha produtos químicos, que podem prejudicar o bebê, e laser, pois grávidas têm as células de pigmentação estimuladas, o que aumenta o risco de manchas. A cera quente e a fria são métodos melhores. Mas a sensibilidade à dor é maior na gravidez. Pode ser o caso de usar a boa e velha lâmina.
Gestantes podem descolorir os pelos?
Sim, com descolorantes naturais, à base de camomila, que não descolorem em uma única vez. “Também não há problema em usar água oxigenada e expor-se ao sol”, ensina Carla Sallet.
Leve na bolsa
- Mousse para definir os cachos ou cera para disciplinar cabelos lisos.
- Corretivo um tom mais claro que a pele.
- Batom de cor mais escura.
- Blush laranja ou bege para dar um ar saudável (no mercado há produtos que são blush e batom em um só).
- Filtro solar com fator de proteção, no mínimo 15.
- Garrafinha de água.
Atuando no segmento de Confecções para Gestantes, a etiqueta Due Vita foi lançada no mercado com o firme propósito de atender a futura mamãe no que diz respeito às suas necessidades de vestimenta ao longo dos nove meses de gestação.
ResponderExcluirDesde o início, nosso objetivo foi o de criar uma roupa adequável à condição da maternidade, especial na forma, na estrutura, nos pequenos detalhes, sempre priorizando o conforto e a qualidade em modelos que acompanham as tendências e propostas de cores da estação.
Acesse nosso site - www.duevita.com.br
Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
ResponderExcluirQuando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!
Atenciosamente,
Ministério da Saúde