segunda-feira

Senado aprova lei que limita o peso da mochila dos estudantes

Se for aprovada pela Câmara dos Deputados, as escolas serão obrigadas a ter armário para guardar livros e cadernos


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou no dia 13 de novembro, uma lei que limita o peso da mochila usada por estudantes.

Pela nova recomendação, o aluno só poderá carregar o equivalente a 15% do seu próprio peso. A ideia é que escolas providenciem armários para que as crianças e adolescentes tenham um espaço para guardar os livros e cadernos e, assim, evitem carregar o material da escola para a casa.

A lei prevê que, na educação infantil e no ensino fundamental, será responsabilidade dos pais assinar um documento que informe o peso da mochila que o filho carrega. Antes de entrar em vigor, a medida precisa passar pela Câmara dos Deputados.
O objetivo é que a lei ajude a evitar os sintomas de dores nas costas desde cedo. Os últimos estudos internacionais sobre o assunto mostram que 70% das crianças e adolescentes do mundo já se queixaram de dores na região lombar (nos adultos com até 50 anos a incidência é de 80%). “O uso incorreto da mochila não causa deformidades na coluna, mas pode agravar uma condição já existente, como escoliose ou lordose”, diz Lucas Leite Ribeiro, ortopedista do Hospital São Luiz (SP). Além da dor nas costas, outros sinais de que seu filho está levando muito peso são dores nos ombros e má postura, como andar curvado, por exemplo.

O ano letivo já está no fim, mas logo logo é hora de começar as compras dos novos materias. Por isso, veja dicas para evitar que seu filho fique desconfortável com a mochila:

• A mochila de costas deve ter duas alças bem largas e acolchoadas, que precisam ser usadas sempre juntas, e, de preferência, um cinto abdominal, para fixar a mochila no lugar e deixá-la bem próxima do corpo.

• O ideal é que ela fique bem no meio das costas, apoiada na coluna lombar, para não sobrecarregar os ombros e a própria lombar.

• Se o seu filho precisa carregar mais do que 10% do peso, é melhor optar pela mala com rodinhas, que deve ser levada com uma mão e na posição vertical. A criança não pode se curvar para carregá-la.

• Coloque na mochila só o que será usado naquele dia. Se precisar mandar um brinquedo, dê preferência aos mais leves. Nunca coloque a lancheira dentro da mochila!


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário