quinta-feira

Como evitar assaduras nos bebês

Saiba também como tratar essa irritação que incomoda tanto as crianças


Se o seu bebê começa a chorar na hora da limpeza e troca de fraldas, um dos prováveis motivos são as assaduras. Elas são caracterizadas por lesões avermelhadas na pele, com descamação, aspecto brilhante e, eventualmente, pontinhos elevados (pápulas). O problema aparece quando não há a troca frequente, o que acaba permitindo que o cocô e o xixi fiquem em contato intenso com a pele, comprometendo sua integridade. 

Por isso é tão importante cuidar da higiene do bebê, trocando-o sempre que estiver sujo ou a cada três horas. E, nesse momento, a combinação algodão e água morna ainda é a melhor opção, seguida do creme preventivo, que age como um impermeabilizante. Os lencinhos umedecidos são práticos, mas têm química. Evite o seu uso no dia a dia e guarde-os para os passeios.

Como limpar o bebê corretamente?
Se o bumbum da criança estiver muito sujo, leve para a pia ou o chuveiro e lave com água e sabão. Para os meninos, a dica na hora da troca é colocar um paninho em cima do pênis para evitar jatos de xixi indesejáveis assim que abrir a fralda – além de baixar a pele que cobre o prepúcio para limpá-lo bem. Nas meninas, a limpeza deve ser feita da frente para trás e nunca o contrário, para evitar infecções urinárias. Caso a assadura aconteça, o tratamento consiste em restabelecer a integridade da pele, o que é feito por meio de banhos de assento e a prescrição de cremes de barreira associados ou não a antifúngicos.

Fontes: Danielle Kiertsman Harari, pediatra; Camila Reibscheid, pediatra e neonatologista 

Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário