quarta-feira

Casos de sarampo identificados no país alertam para a importância da vacinação das crianças

No começo deste mês, cinco casos de sarampo foram noticiados no país. Três são de irmãos do Pará (entre 19 e 26 anos) que não foram vacinados na infância contra a doença e dois são de irmãos do Rio Grande do Sul (11 e 12 anos), que também ficaram sem a imunização por terem alergia a ovo, um dos componentes da vacina. No entanto, nenhum deles adquiriu a doença no Brasil.

A análise genética realizada da família do Pará mostrou que o vírus é similar aos dos surtos registrados na Inglaterra, França, Itália e Holanda. No Reino Unido, aliás, a queda na adesão da vacina fez com que o número de infectados subisse de 56, em 1998, para 1.370, em 2008.

Os irmãos do Sul que estão com a doença viajaram para Buenos Aires entre os dias 22 e 28 de julho. Segundo o Ministério da Saúde, nesse período foram confirmados na capital da Argentina três casos de sarampo, mas de pessoas que estiveram recentemente na África do Sul. No entanto, a Fiocruz ainda está fazendo a análise desses dois casos para confirmação da doença.

Em nota de esclarecimento, o Ministério da Saúde reforça que não há em nenhum outro Estado registro de suspeita de doentes e os casos confirmados são isolados e importados. Além disso, desde 2000, o vírus não circula no Brasil.

Por isso, não há motivo para pânico. O alerta é para você deixar sempre o calendário de vacinação do seu filho em dia. Essa vacina deve ser dada na criança aos 12 meses com reforço entre 4 e 6 anos.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário