quarta-feira

Exercícios físicos na gravidez: conheça benefícios

Praticar atividades físicas durante a gestação faz bem para mãe e bebê (Foto: Thinkstock)
Os exercícios físicos fazem bem à saúde, você sabe. Mas, na gravidez, eles ganham ainda mais importância, já que os benefícios se estendem também ao bebê. “Com atividade física regular, associada a uma alimentação saudável, diminuem as chances de patologias graves e comuns na gestação, como o diabetes gestacional”, ressalta a ginecologista e obstetra Kadja Nascimento, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP). Além disso, de acordo com a especialista, a gestante tende a apresentar menos dores musculares causadas pelo peso do barrigão e a ficar mais disposta.

E sabia que aquela sensação de relaxamento após uma boa caminhada também pode chegar ao bebê? Isso porque os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea. O que, por consequência, favorece o transporte de nutrientes e de oxigênio, que vão até ele por meio da placenta e do cordão umbilical. “A atividade física libera endorfinas, isto é, substâncias que promovem o bem-estar. Elas, por sua vez, podem atravessar a barreira placentária”, completa a obstetra Kadja.

Com moderação

Apesar dos inúmeros ganhos, tanto para você quanto para o seu filho, é preciso cautela. Nada de se matricular na academia sem o aval do obstetra antes. “Em alguns casos, quando há ameaça de aborto e risco de parto prematuro, entre outras condições, as atividades físicas são contra-indicadas”, alerta Kadja. Quem era sedentária antes de engravidar deve tomar mais cuidado ainda. “Cada modalidade exige um determinado tônus muscular, elasticidade e/ou respiração, o que pode ser difícil de aprender durante a gestação”, explica a professora de educação física Kaline Neri, especialista em gestantes, da Cia Athletica (SP). Um dos motivos é que o coração fica sobrecarregado por causa do aumento do volume de sangue. Por isso, Kaline recomenda que as iniciantes escolham algo mais leve e sem impacto, como caminhadas e hidroginástica. Já as demais podem continuar praticando o esporte que faziam antes, desde que com algumas adaptações nos ângulos e nas cargas dos exercícios. “Apenas esportes que envolvam rotação, quedas e contato com outras pessoas (como os de grupo) devem ser evitados”, completa.

Exercícios físicos aumentam a inteligência
Isso mesmo. Inúmeros estudos mostram que, ao melhorar a oxigenação cerebral, as atividades físicas trazem ganhos cognitivos – o que já foi comprovado também durante a gravidez. Como mostrou um estudo feito com 18 gestantes pela Universidade de Montreal (Canadá) em 2013. Os cientistas descobriram que os bebês cujas mães se exercitavam regularmente apresentaram vantagens em relação à maturidade cerebral quando foram testados entre o oitavo e o 12º dia de vida.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário