quarta-feira

Menstruação pós-parto: quando o ciclo volta ao normal e as chances de engravidar

Aleitamento materno exclusivo interrompe a ovulação, diz ginecologista

Nove meses se passaram, o bebê nasceu e outras preocupações rondam a cabeça das mães: a menstruação volta ao normal logo após o parto? Há chances de engravidar? A ginecologista e obstetra Erica Mantelli explica o que acontece com o corpo da mulher no pós-parto.

"Após o nascimento do bebê, a mulher notará um sangramento que poderá durar até 40 dias, mas isso não é menstruação. Esse sangramento ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação", explica a ginecologista.

Inicialmente, este sangramento tem fluxo intenso de coloração avermelhada. À medida que o útero se contrai e vai voltando ao tamanho normal, o fluxo diminui e a cor muda: se torna rosa, passando por marrom até ficar amarelado. Quem fez parto normal tem um fluxo mais intenso, já que a retirada da placenta estimula a expulsão dos tecidos restantes, promovendo a regeneração uterina.

Sexo está proibido no pós-parto para que o organismo da mulher possa se recuperar (Foto: Getty Images)
Durante este período – também conhecido como puerpério, resguardo ou quarentena – o sexo é proibido, já que o organismo e o sistema reprodutor precisam se recuperar, além de existir o risco de infecção. Após os 40 dias, a mulher fica sem ovular durante alguns meses e, por isso, não menstrua. "Isso acontece devido aos hormônios que são produzidos durante o aleitamento materno, que bloqueiam a ovulação", diz Erica Mantelli. Quando a amamentação deixa de ser exclusiva é que o ciclo menstrual começa a voltar ao normal. “Isso acontece no período em que o bebê inicia a ingestão de alimentos e fórmulas”, comenta.

 Alerta para alterações no sangramento!

A ginecologista ainda ressalta que é importante ficar atenta a qualquer alteração do sangramento. Se ele estiver muito intenso, com coágulos grandes, cheiro ruim ou se a mulher apresentar ter febre e calafrios é sinal de que alguma coisa está errada. “Nestes casos, deve-se procurar o ginecologista”, sugere.
 Dicas para não ter uma gravidez indesejada

Para evitar a surpresa de uma nova gravidez, a mulher deverá fazer uso de métodos contraceptivos. "O período mais seguro para não engravidar é de dois meses após o parto. Depois desse período é recomendado que se inicie algum método contraceptivo", esclarece a ginecologista. A pílula anticoncepcional a base de progesterona é uma das sugestões, além de camisinha. "Apesar desse tipo de pílula conter doses baixas de hormônios, protege a mulher de uma gravidez indesejada. Ela deve ser indicada por um médico", aconselha.

Fonte: gnt.globo.com

2 comentários:

  1. Anônimo14:55

    ola
    estou com uma duvida..
    estou com 40 dias de resguarde hj.. era para mim começar a tomar o anticoncepcional hj.. só que menstruei a 4 dias atras.. o que faço? espero a menstruação acabar para começar a tomar?!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:59

    ola
    estou com uma duvida..
    estou com 40 dias de resguarde hj.. era para mim começar a tomar o anticoncepcional hj.. só que menstruei a 4 dias atras.. o que faço? espero a menstruação acabar para começar a tomar?!

    ResponderExcluir