quarta-feira

Cresce porcentagem de crianças de 4 e 5 anos que frequentam a escola

Presença maior das mulheres no mercado de trabalho é uma das explicações para o aumento


No ano passado, o número de crianças entre 4 anos e 5 anos que foram à escola cresceu 3,1% em relação a 2012 - atingindo a média nacional de 81,2%. Os dados foram divulgados nesta quinta (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) de 2013. No ensino fundamental, a porcentagem de presença dos estudantes de 6 a 14 anos no colégio foi ainda maior: 98,4%.

Uma das explicações possíveis para a elevação do número de matrículas é a presença crescente das mulheres no mercado de trabalho. “As crianças precisam ir mais cedo para as escolas e creches, e esse percentual cresce especialmente na região nordeste”, explicou a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira. Nesta região, a taxa de presença das crianças nos primeiros anos escolares foi de 86,9% - maior do que no sudeste (84,9%), norte (67,9%), sul (72,9%) e centro-oeste (72,1%).

Considerando todas as faixas etárias, a pesquisa constatou que 76,5% dos alunos brasileiros estavam na rede pública em 2013 e apenas 23,85% na particular.


Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário