quinta-feira

Pais impactam na carreira dos filhos mais do que imaginam

Pesquisa mostra quais habilidades costumam passar de pai para filho




Todos os pais e mães sabem que exercem influência sobre os filhos, mas poucos têm consciência de que isso se estende até a vida profissional deles; 72% dos profissionais brasileiros consideram que seus pais possuem conhecimentos que poderiam beneficiar suas carreiras. Entre as principais habilidades citadas estão liderança, negociação e organização. A descoberta é de uma pesquisa recente feita pela rede profissional LinkedIn, que consultou 15.026 pessoas de 13 países.

“Se pegarmos o exemplo de Bill Gates, Steve Jobs ou qualquer outro grande executivo, veremos que eles apontam a mãe ou o pai como força influenciadora de suas carreiras”, explica Gutemberg de Macedo, presidente da empresa de recursos humanos Gutemberg Consultores (SP). “Sempre pergunto ao candidato de que maneira os pais dele o influenciaram ao longo da vida. Muitos citam o exemplo de trabalho duro, honestidade e caráter”, diz. 

A pesquisa revela ainda que 69% dos pais consultados acreditam que impactaram diretamente a carreira dos filhos por meio de apoio financeiro durante a educação (65%), conselhos profissionais (58%) e moradia (50%).

O estudo também mostra que, apesar de não entenderem bem a vida profissional dos filhos, 94% dos pais se sentem orgulhosos pelas conquistas deles e 87% já receberam pelo menos um agradecimento pela ajuda concedida à carreira da prole. “Claro que há exceções, mas, no geral, nas últimas seis décadas, os filhos superaram os seus pais em termos de carreira. Os pais influenciam ao longo da vida dos filhos e, por isso, o exemplo é tão importante”, comenta Gutemberg.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário