domingo

Mitos e verdades da pílula anticoncepcional

Contraceptivo oral não engorda ou provoca celulite
Por Renata Demôro

Image ilustrativa / Foto: Getty Images

Seu ginecologista prescreveu a pílula como método anticoncepcional, mas você tem dúvidas sobre o uso? Encoberta por uma camada de lendas, ela continua sendo o contraceptivo que as mulheres mais usam. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, apesar da evolução do produto ao longo dos anos, “a camisinha é a única forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis”. Ciente disso, saiba o que é mito ou verdade sobre o uso da pílula anticoncepcional:

Toda mulher engorda quando começa a tomar pílula anticoncepcional
Mito. “Os hormônios contidos nas pílulas devem ser dosados e indicados pelo ginecologista para não sobrecarregar o organismo. Não há provas de que este método tenha relação com o aumento de peso. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos, levando ao inchaço, mas isso dependendo do tipo de hormônio contido no produto”, explica Domingos. De acordo com Maene Marcondes, ginecologista da CDPI, “um estudo recente analisou 44 pesquisas na área e não foi encontrada nenhuma evidência entre que o uso de contraceptivos orais tenha relação com o ganho de peso. Os cientistas verificaram produtos com hormônios e dosagens diferentes”. 

Mulher que toma pílula corre risco de engravidar
Parcialmente mito. Pílula é um medicamento e deve ser tratada dessa forma para que haja eficácia. O ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho lembra que o anticoncepcional deve ser tomado sempre no mesmo horário. “Esquecer de tomar ou ingerir cada dia em um horário pode deixar o corpo sem a cobertura da ação preventiva da pílula, facilitando a gravidez”, diz o médico. Mas você pode ficar tranquila quanto aos intervalos entre uma cartela e outra: “Se fizer o uso correto, a mulher não corre o risco de engravidar quando fizer a pausa e, como consequência, menstruar”, orienta a ginecologista Maene Marcondes. 

A pílula afeta o desejo sexual da mulher
Parcialmente verdade. De acordo com Domingos, “em geral, não existe relação entre a perda da libido e o uso de contraceptivos orais. No entanto, pode haver queda no desejo sexual se o anticoncepcional provocar interferência na concentração do hormônio testosterona. Procure o seu médico se perceber esse tipo de alteração”.

Posso emendar duas cartelas quando não quiser menstruar durante uma viagem
Verdade. “O sangue da menstruação existe por algum motivo. É através dele que o corpo feminino se livra das impurezas do organismo. Deixar de menstruar, emendando as cartelas, não altera a eficácia do anticoncepcional. O importante é comunicar estes intervalos ao seu ginecologista”, explica Domingos. 

Mulheres que tomam pílula durantes anos seguidos não conseguem ter filhos
Mito. Segundo Domingos, “mulheres que tomam contraceptivo oral por muitos anos podem demorar um pouco mais para engravidar do que aquelas que não fazem uso do produto. O motivo é simples: parte dos hormônios encontrados na pílula podem ficar acumulados nas células de gordura, liberando-os no organismo mesmo após parar de consumir”. Segundo a ginecologista Maene, “os casos de infertilidade são menores entre mulheres que fazem uso continuado da pílula”.

A pílula pode alterar o humor da mulher
Verdade. Pode alterar e para melhor! Segundo Maene, “ela ajuda a controlar as alterações de humor associadas à TPM”. Para o ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho, “os contraceptivos orais são verdadeiros combatentes da tensão pré-menstrual. A pílula melhora o humor por que age diretamente nas dores e nos sintomas que acompanham a menstruação”. 

A pílula causa celulite
Mito. Não culpe o anticoncepcional por esse problema! “A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e predisposição genética. Converse com seu médico se perceber retenção de líquidos”, diz o ginecologista Domingos Mantelli Borges. O inchaço pode dar a sensação de que a celulite aumentou.  

Fumar e tomar pílula faz mal à saúde
Verdade. “O cigarro não afeta a eficácia do contraceptivo oral, mas a combinação entre as substâncias presentes no fumo e pílula afetam o fígado, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e tromboses venosas, principalmente em mulheres com histórico familiar para essas doenças”, explica Domingos. Largue esse cigarro já!

A pílula causa câncer
Parcialmente mito. De acordo com Maene, “o uso contínuo de contraceptivos orais protege a mulher contra o câncer de ovário e endométrio. No caso do câncer cervical, apenas aquelas que contraíram HPV (doença sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano) e fazem uso da pílula são mais propensas a desenvolver a doença”. O ginecologista Domingos completa: “As pílulas que contém estrogênio em sua formulação podem aumentar a probabilidade de desenvolver câncer de mama em pacientes com histórico familiar para a doença”.

O uso da pílula anticoncepcional provoca acne
Mito. Na verdade, o contraceptivo oral pode até ajudar a tratar o problema. “Quando as mulheres possuem maior taxa de hormônios masculinos, que causam acne, a pílula equilibra estes níveis, resolvendo o problema”, orienta Domingos. 


Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário