terça-feira

Calor na gravidez: veja dicas para amenizar sintomas


Por Renata Demôro


Foto: Getty Images 

Em dias quentes, os incômodos da gravidez costumam se acentuar. Inchaço nas pernas, pressão baixa, calor excessivo e manchas na pele são algumas das queixas de futuras mães durante o verão. 

Mas, seguindo algumas orientações, é possível curtir o momento especial em qualquer época do ano. 

Confira dicas de especialistas para minimizar os efeitos do calor:
Enjoo
O ginecologista Márcio Coslovsky explica que o calor não costuma agravar os enjoos. “Náuseas e enjoos são mais comuns no primeiro trimestre, independente do clima”. Mas, caso sinta mais incômodo durante o verão, siga as dicas extraídas da “Bíblia da Gravidez”: se o enjoo piora durante a escovação dos dentes, troque a marca do creme dental; faça pequenas refeições várias vezes ao dia para evitar que o estômago fique vazio; chá de gengibre pode resolver o problema para algumas gestantes; use faixas de compressão para os pulsos, comercializadas em farmácias e lojas especializadas; balas de limão podem aliviar os sintomas, caso o incômodo esteja relacionado com o excesso de salivação, comum nessa fase. 

Pressão baixa
O calor intenso do verão pode fazer a pressão arterial da gestante cair. Para evitar a chamada hipotensão, que causa tontura e fraqueza, o ginecologista Márcio Coslovsky recomenda a ingestão de líquidos e a elevação das pernas. “Além de água, a gestante pode consumir bebidas isotônicas e água de coco, que repõem os eletrólitos perdidos com o suor”. Os autores do livro “A Bíblia da Gravidez“ (Editora CMS, 408 páginas, R$149) alertam que as crises de tontura também podem indicar pressão do útero sobre vasos sanguíneos importantes ou baixos níveis de açúcar no sangue, a chamada hipoglicemia. Para evitar a tontura, consuma carboidratos complexos - como pães, massas, arroz, cereais e leguminosas - em todas as refeições; procure levantar da cadeira devagar e evite deitar de costas, priorizando a posição de lado.

Alimentação
Não é por que está muito quente que a grávida deve evitar se alimentar. É preciso investir em nutrientes importantes para o bebê – que vão além da saladinha. “Gestantes devem seguir um cardápio mais leve durante os nove meses. É preciso priorizar vitaminas e minerais, encontrados em frutas e legumes, e proteínas, encontradas em carnes e vegetais, como a soja”, explica Márcio Coslovsky.

Micoses e assaduras
Especialista em reprodução humana, o ginecologista Márcio Coslovsky, do Centro de Medicina Reprodutiva Humana-Huntington, explica que micoses, acne e assaduras não são problemas associados ao calor. “Esse tipo de queixa é frequente entre as gestantes e pode acontecer em qualquer época do ano. Filtro solar, higiene pessoal adequada e roupas confortáveis costumam resolver a maior parte dos casos”, diz o médico. 

Inchaço
Os autores da "Bíblia da Gravidez" explicam que o inchaço costuma surgir no fim do dia, após longos períodos em pé ou sentada, principalmente em dias muito quentes. Geralmente, o problema surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Variar a posição, usar roupas confortáveis e meias de compressão são algumas dicas extraídas do livro para contornar o desconforto. “Também recomendo repouso e elevação das pernas para estimular a circulação sanguínea”, orienta o ginecologista Márcio Coslovsky. Fique atenta: se vier acompanhado de pressão alta, o problema também pode indicar pré-eclampsia, que coloca mãe e bebê em risco.


Manchas
Os hormônios em ebulição são responsáveis pelo surgimento de manchas amarronzadas durante a gravidez. Chamadas de cloasma, costumam aparecer ao redor das bochechas, nariz e olhos. O cuidado com o sol ameniza o seu surgimento. De acordo com Márcio Coslovsky, “para evitar as manchas, é preciso usar filtro solar durante toda a gestação”. 

Calor intenso
A temperatura corporal da gestante já é naturalmente elevada, o que pode aumentar o desconforto durante o verão. O ginecologista Márcio Coslovsky recomenda evitar expoisção prolongada ao sol nos dias mais quentes, inclusive para a prática de exercícios físicos. “Nos dias mais quentes, beba bastante líquido e evite roupas apertadas. No fim do dia, é necessário repousar, elevando as pernas em um ambiente confortável e arejado“, diz o médico. Ele explica que, na intenção de amenizar o calor, algumas grávidas usam hidratantes que conferem uma sensação “geladinha” na pele, mas os ingredientes do produto podem ser perigosos para gestantes. “Esses cremes costumam conter cânfora e mentol na fórmula, substâncias proibidas para grávidas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ideal é usar hidratantes leves ou próprios para gestantes”, recomenda o médico.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário