sexta-feira

Como economizar no chá de bebê: 11 dicas infalíveis


Você precisa economizar mas não quer abrir mão do chá de bebê? Sem problemas! É possível comemorar a chegada do seu filho sem gastar muito e, ainda assim, fazer uma festa linda e com muito bom gosto.  Confira as nossas dicas a seguir:

1. Menos é mais
Se a ordem é economizar, não pense em dar uma festa para 300 pessoas. Tente restringir o número de convidados e, assim, você automaticamente gastará menos com os alimentos e bebidas que serão servidos. Mantenha na lista apenas os familiares e amigos mais próximos.

2. Convite online
Por que gastar com convites de papel se é possível chamar todo mundo virtualmente? Não faltam opções para isso. Você pode criar um grupo no Whastapp ou um evento no Facebook. Outra ideia é criar a arte do convite em sites especializados, como o gerador gratuito do Canva. Fica lindo e você pode enviar pelas redes sociais ou por email.

3. Faça você mesma
Coloque a mão na massa e envolva os familiares também (se eles tiverem disponibilidade e vontade de ajudar, claro). Tudo o que você puder fazer por conta própria – das comidinhas à decoração – sairá bem mais barato do que contratar um profissional. Aproveite as habilidades que cada um tem. Por exemplo, se as avós do bebê adoram fazer bolos e doces, peça a ajuda delas para a execução (você pode fornecer os ingredientes e elas entram com o talento!). Se uma amiga tem câmera boa e adora fotografar, peça que ela registre o melhores momentos da festa. Se sua prima entende de decoração, ela pode dar conselhos valiosos para deixar o salão mais bonito e aconchegante...

4. Simples e gostoso


Bolos simples, como de laranja, são ótimas opções para o chá de bebê (Foto: Thinkstock)

Em vez de fazer um almoço ou jantar, prefira um encontro em horário alternativo, para baratear o custo das refeições. Se você fizer um chá da tarde, por exemplo, é fácil investir em bolos simples, daqueles de tomar com café – fubá, cenoura e laranja são algumas das opções. 

5. Eles se servem

pipoca (Foto: thinktock)

Não é necessário contratar garçons e buffet especializado. Se o seu cardápio tiver apenas comidinhas do tipo finger food, monte um mesa com os pratos e deixe que os próprios convidados se sirvam. Fica prático e não custa quase nada. Algumas ideias fáceis e super acessíveis são: pipoca, tortas salgadas e lanchinhos caseiros.

6. Sem exagero
É fácil errar nos cálculos, comprar alimentos demais e depois tudo se perder. Para que isso não aconteça e você não jogue dinheiro fora, recorra à calculadora de festa da CRESCER que está disponível aqui.

7. Para adocicar

jujuba doce (Foto: thinktock)

A mesa principal pode ser facilmente decorada com potes de vidro ou de plástico colorido cheios de guloseimas, dessas que você compra em grande quantidade em lojas de doces (e por um precinho camarada!). Valem jujubas, balas de goma, chicletes, marshmallows... Você também pode investir em gelatina colorida feita em casa, servida em copinhos descartáveis de café. Fica uma delícia servir geladinha aos convidados.  

8. Balões

bexiga (Foto: thinktock)

As bexigas são clássicas e muito baratas! Não tem como errar: recorra a elas para dar um toque especial ao salão. Aposte em combinações de tons diferentes para um efeito mais bonito.

9. Varais por todo lado
varal_chá de bebê _festa decoração (Foto: thinktock)

Outra forma prática de decorar e que tem custo praticamente zero são os varais. Isso mesmo: basta um rolo de barbante e alguns pregadores para conseguir um lindo efeito. Você pode fazer três tipos diferentes: um com roupinhas do bebê que vai chegar, um com fotos suas e de seu companheiro (inclusive de quando eram crianças!) e outro com papeis em branco para que os convidados escrevam recadinhos para o seu filho (nesse caso, lembre-se de deixar canetas coloridas por perto e incentive as pessoas a deixar um recadinho).   

10. Florido

vaso flor enfeite festa decoração (Foto: thinktock)


Se você não abre mão de um toque natural na decoração mas acha que os arranjos florais estão muito caros, recorra ao mosquitinho (também conhecida como branquinha, cravo-de-amor, gipsófila ou véu-de-noiva). Trata-se daquela florzinha branca e delicada que está em alta nas festas. O maço costuma ser barato (nos grandes centros pode ser encontrado por cerca de R$ 6) e dá um efeito lindo. Fica ótimo dentro de garravas de vidro reutilizadas ou mesmo em peças de louça que você tem em casa, como bules e xícaras.  

11. Boas receitas
Um chá de bebê acolhedor e gostoso pede receitas caseiras, daquelas que sempre fazem sucesso na família e são passadas de geração à geração. Além delas, você pode incluir algumas novidades no cardápio, como essas que a CRESCER recomenda: 
*Pão de mel em meia hora 
* Bolo de Baunilha 
*Pirulito de banana com chocolate 
*Cookie rápido 
*Muffin salgado
*Sanduíoche de forno
*Miniburrito com salpicão de frango 
*Sanduíche de pasta de ovo  

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário