sexta-feira

14 dicas para entreter seu filho no carro, no avião, no trem...

Propor jogos e atividades no trajeto de casa para a escola, para a praia ou para qualquer outro destino é uma forma simples e gostosa de aproveitar cada minuto, e garantir que ninguém fique entediado ou ansioso demais


1. Cante cantigas e parlendas, como 1, 2, 3 indiozinhos, A galinha do vizinho, Feijão com arroz. Depois, bagunce os ritmos e sugira, por exemplo, cantar Parabéns a Você em estilo rap ou Ciranda, Cirandinha como reggae, etc.

2. Para os maiores, brinque de sortear uma letra do alfabeto e ir falando palavras que comecem com ela, de acordo com um tema específico (nomes, bichos, cidades, alimentos, frutas e profissões, entre outros). Troque a letra quando alguém falar uma palavra repetida.

3. Proponha trava-línguas como O doce perguntou pro doce / Qual é o doce mais doce. / Que o doce de bata-doce. / O doce respondeu pro doce. / Que o doce mais doce que / O doce de batata-doce / É o doce de doce de batata-doce.

4. Conte adivinhas que estimulem a associação de ideias. “Quem sou: quanto mais lavo, mais suja vou?” Resposta: a água.

5. Brinque com o poder de observar: peça que a criança adivinhe qual caminhão será mais visto ao longo do dia – cimento, lixo, mudança, caminhão-cegonha, etc.

6. As nuvens dão muitas ideias. Além do “essa nuvem se parece com o que?”, vocês podem inventar histórias a partir do formato das nuvens.

7. Com a lousa mágica é possível jogar forca, jogo da velha, etc.

8. Se estiver em um ônibus, sempre escolha brinquedos silenciosos para não atrapalhar as outras pessoas nem estressar a família. Livros, jogos e bonecos são boas opções.

9. Leve opções de comidinhas como frutas secas, bolachas de água e sal, de maisena ou de aveia e barrinhas de cereais. Lembre-se de levar água e opte pelos sucos de caixinha, para evitar que as crianças derrubem.

10. Ouvir música também é ótima pedida. Se estiverem em ônibus, leve fones de ouvido (que também podem ser usados na hora de ver algum filme) para que as crianças escutem as suas músicas prediletas. Se for no carro, ligue o som e faça um coro com elas. O tipo de música pode ser desde canções infantis até aquelas preferidas pelos adultos – não importa, criança adora cantar junto!

11. Livros somente com ilustrações podem agradar bastante também, ao contrário dos com textos, que podem causar enjoo. Se você preferir, conte histórias cheias de emoções para atrair a atenção dos seus filhos. E que tal pedir a ajuda deles para construir o enredo? É assim: comece e conte uma parte da história (estipule um tempo para isso, pode ser uns 30 segundos), aí a pessoa seguinte continua de onde você parou e assim por diante.

12. Outra brincadeira que pode entreter a criançada é a do tipo "O primeiro a ver...", citando pontos como postos de combustíveis ou árvores.

13. Para as viagens de avião, revistas com atividades, canetas hidrocor e lápis de cor conseguem distrair as crianças por um bom tempo.


14. Baixe o app Livro Contado da Crescer para iPad. São 6 histórias incríveis para o seu filho assistir. E o melhor: não precisa de conexão com a internet!

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário