quarta-feira

5 maneiras simples de estimular seu filho a andar

Ao transmitir confiança, você ajuda a criança a chegar cada vez mais longe

Estimule seu filho a andar. Ao ar livre é ainda melhor (Foto: Thinkstock)
Confesse. Quanto prazer em acompanhar as superações do seu filho a cada etapa do desenvolvimento! A hora de andar é uma das mais aguardadas pelos pais. Para ajudá-lo a chegar sempre mais longe, é preciso ter em mente que cada criança tem o próprio ritmo. Mas é possível, sim, dar uma forcinha na hora de ajudá-la a conseguir passos mais firmes. Veja abaixo alguns estímulos:

Deixe-o escolher a rota
Ao ter certeza de que o espaço que seu filho tem para se locomover está seguro (sem objetos que possam cair e quebrar, tapetes que o fazem escorregar e quinas), o melhor que você tem a fazer é deixá-lo escolher por qual caminho seguir. Se você o chamar para o sofá enquanto ele se direciona para o corredor, pode gerar confusão.

Afaste os brinquedos
Que tal colocar aquele brinquedo que ele adora do outro lado da sala? Com certeza, ele sentirá vontade de buscá-lo. Crie esses pequenos desafios, ,se você deixar tudo o que ele quer sempre à mão, seu filho não terá vontade de sair por aí.

Mantenha a calma
Se ele cair ou tropeçar, evite a ansiedade na hora de ajudar. Os tombos fazem parte do aprendizado. É melhor transmitir calma e garantir que está tudo bem.

Leve-o pelas mãos
Um jeito de convencer seu filho da própria capacidade é pegá-lo pelas mãos e andar junto com ele. À medida em que ele adquire firmeza e equilíbrio, solte aos poucos uma das mãos até deixá-lo sozinho.

Elogie sempre
Nunca é demais ouvir: “Parabéns, filho. Olha só o que você conseguiu!”

*Fonte: José Luiz Setúbal, pediatra e presidente do Hospital Infantil Sabará (SP)


http://revistacrescer.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário