quarta-feira

Maternidade na Holanda tem berço acoplado à cama da mãe

A ideia de deixar o bebê ao lado da mãe é reforçar o vínculo e facilitar a amamentação


Nesta maternidade, na Holanda, o bebê fica bem pertinho da mãe com o berço acoplado (Foto: Divulgação)

Durante os nove meses da gravidez, a mãe e o bebê dividiram um único espaço. Depois do parto, é fundamental que eles continuem próximos. Assim, a criança sente o cheiro, mantém o contato e pode ser atendida mais rapidamente, caso sinta fome, frio ou qualquer outro desconforto. A mãe também fica mais tranquila e segura, perto do filho. Hoje, as maternidades oferecem o alojamento conjunto (no Brasil, possibilitar que o recém-nascido fique no mesmo quarto com a mãe, é lei). No entanto, a maternidade do hospital Gelderse Vallei, na Holanda, de um passo além. O bebê divide o quarto e ainda fica bem juntinho da mãe, em um berço acoplado à cama.

Mãe e filho ficam bem perto um do outro e podem se tocar, mesmo sem a intervenção de uma enfermeira. Amamentar fica mais fácil, porque o bebê está próximo. Especialmente depois de uma cesárea, o berço tem grandes vantagens", diz a explicação no site do hospital.

"A mãe dorme melhor e se sente mais capaz de cuidar de seu filho quando estão juntos 24 horas. Ela rapidamente aprende a distinguir o choro de seu filho e não costuma despertar quando chora outro bebê", diz o pediatra espanhol Carlos Gonzáles, autor do livro Manual do Aleitamento Materno.

Os quartos foram equipados com os bercinhos que podem ser encaixados nos leitos a partir deste ano. Bem que a ideia poderia se espalhar, não é?


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário