segunda-feira

Argentino inventa dispositivo que facilita a retirada do bebê no parto

Argentino cria dispositivo que pode salvar a vida de bebês em parto de alto risco usando sucção.

Atualmente, quando o bebê tem dificuldade de ser expelido do canal vaginal no momento do parto, muitos médicos apelam para o uso do fórceps e outras técnicas de sucção com alto risco de sequelas para o bebê, além da cesariana. Em mãos inexperientes, essas técnicas podem causar hemorragias, esmagar o crânio e até torcer a coluna vertebral do recém-nascido. O impasse está próximo de ter um grande avanço com a nova técnica adaptada por um mecânico de carros argentino chamada Dispositivo Odón. Veja abaixo como funciona a técnica:


Veja como é o funcionamento do Dispositivo Odón. Foto: Reprodução The New York Times / Odóndevice.org
Foi num momento eureka, enquanto dormia, e depois de assistir a um vídeo na internet, no qual uma rolha é sugada de dentro de uma garrafa com o uso de um saco plástico, que o mecânico argentino Jorge Odón teve a ideia que está sendo considerada uma das maiores revoluções em técnicas de realização de partos. 

O Dispositivo Odón 'suga' o bebê de dentro da mãe (clique aqui para assistir ao vídeo com o teste do dispositivo), com a mesma técnica do vídeo que o inspirou, e pode salvar milhões de vidas em partos de alto risco, principalmente nos países mais pobres. Nas áreas mais ricas, os especialistas afirmam que há grandes chances de o número de cesarianas serem reduzidas. O dispositivo tem, inclusive, a chancela da Organização Mundial da Saúde e ganhou prêmios da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e da Grand Challenges, do Canadá. 


Técnica simples e dispositivo de fácil manuseio
Considerado um fenômeno entre os médicos devido ao fácil manuseio e a simplicidade da técnica, o dispositivo pode ser usado por parteiras com o mínimo de treinamento e reduz a necessidade de episiotomia nas mulheres. De acordo com Mario Merialdi, coordenador-chefe da OMS para melhora da saúde materna e perinatal, em entrevista para o jornal The New York Times, cerca de 10% dos 137 milhões de partos que ocorrem no mundo todo anualmente têm grande potencial de complicação. 

Entre os nascimentos, 5,6 milhões são bebês natimortos ou morrem rapidamente, enquanto 260 mil mulheres não resistem às complicações do parto. "É muito emocionante. Este momento crítico da vida é aquele em que tem havido muito pouco avanço por anos", afirma Merialdi. 

Até agora o dispositivo foi testado apenas em 30 mulheres argentinas que estavam em hospitais, já tinham dado à luz antes e estavam em trabalho de parto normal. Na reportagem do New York Times, Luciana Valle, uma professora de jardim de infância de 31 anos, uma das primeiras mulheres a testar o Dispositivo Odón, fala da sua experiência durante o nascimento do filho Matteo. O bebê tinha mais de 4kg, o que dificultou o nascimento. "Mas o dispositivo realmente ajudou. A cabecinha dele saiu no meu segundo empurrão", conta.

O dispositivo está em fase final do projeto de fabricação e ainda estão sendo feitos testes de controle de qualidade, estudos clínicos e regulamentação. No entanto, ainda não há data para o Odón chegar aos hospitais. O que o criador acredita é que o valor de fabricação seja de cerca de US$50, ou seja, perto de R$117, fora a margem de lucro da empresa que comprou a ideia e patenteou o produto. "É muito cedo para falar quanto eles cobrarão", diz Odón.


Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário