sexta-feira

Manhã é o período mais estressante para pais e mães, diz pesquisa

Segundo os pesquisadores, o pico de estresse acontece às 8h15. Você concorda?


Que horas o relógio desperta na sua casa? E quando ele toca, você tem a chance de atrasar e dormir mais cinco minutos? Apostamos que não. Dá tempo apenas de levantar e já começar a correria. Acordar e trocar as crianças, fazer o café da manhã, checar o material escolar, tomar um banho, se trocar, levar todo mundo para a escola e (ufa!) finalmente ir para o trabalho.

A sua manhã pode até ter algumas diferenças, mas certamente é uma correria. E uma pesquisa feita por uma seguradora nos Estados Unidos mostrou que a manhã é o período mais estressante do dia para os pais e mães. Você concorda?

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram amostras de saliva de mil pais e mães de filhos com idades entre 5 e 15 anos ao longo de 5 períodos do dia. Eles descobriram que o pico do estresse acontece sempre pela manhã, especialmente às 8h15, horário em que geralmente os pais estão indo ou voltando do trajeto da escola dos filhos. O estudo ainda mostrou que após o pico de cortisol – o hormônio do estresse – na corrente sanguínea, o organismo sente as consequências disso por 2h30. Nesse tempo, seu coração fica mais acelerado.

Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, ter dois picos de estresse durante o dia é normal e faz com que o nosso corpo fique alerta. Porém, o ideal é que eles aconteçam no fim da manhã e à tarde, que são os períodos em que precisamos de atenção e mais energia para o dia. “Se o primeiro pico de estresse ocorre logo às 8h15, a chance de esses pais terem mais de dois picos ao longo do dia aumenta consideravelmente. E quanto mais picos, maiores chances de problemas cardíacos, como hipertensão”, explica. E, claro, quanto mais desorganizada e confusa for a rotina da manhã, mais intenso será o pico do estresse.

Mas então qual é a solução? Segundo os pesquisadores, a saída é preparar-se para o estresse! Ou seja, tentar fazer da manhã um momento feliz, mais leve e prestar atenção às pequenas levezas da vida. Veja bem, um novo dia está começando, você está levando seu filho à escola. Não há motivo para se estressar. Trânsito? Não tem jeito, nós temos que se acostumar. Então, que tal sair de casa mais cedo e ter tempo para tomar um café em um lugar diferente com as crianças ou até fazer as unhas antes do trabalho? O mais importante é arrumar o que for possível na noite anterior e acordar feliz! Nós preparamos algumas dicas. Veja só!

O que você pode fazer na noite anterior


• Separe a roupa que você vai vestir e a dos filhos também. No caso dos menores, deixe duas opções de conjuntos completos, para evitar birras e mudanças de planos. Também organize as mochilas com as crianças.

• É o melhor horário para você decidir o que vai preparar para o lanche da escola. Escreva o cardápio e prenda na geladeira. Aproveite para lavar frutas e conferir se tem os ingredientes necessários à mão.

• Verifique também se faltam itens para o café da manhã. Caso a notícia não seja animadora, ainda dá para correr à padaria e comprar leite e pão.

• Deixe pronta a mesa do café da manhã, com pratos, copos e xícaras.

• Muitas vezes saímos sem maquiagem porque os produtos estão bem guardados na gaveta, longe da visão. Separe à noite três curingas para um make-up rápido e eficiente – base, rímel e batom – e deixe-os perto da escova de dentes.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário