quinta-feira

Como tirar a mamadeira do seu filho

Saiba como lidar com essa fase e ajudar a criança a encarar o desafio com tranquilidade


Antes de tudo
Para fazer uso saudável do objeto, os pais precisam estar cientes de que a mamadeira é apenas um meio de dar o alimento à criança e, por isso, não deve ficar disponível na mão dela o dia todo, pois pode ser usada como chupeta. Os profissionais consultados ressaltam que, a partir dos 6 meses, a criança pode começar a tomar sucos e água em copinhos com tampas adaptadas (e com a devida supervisão), em vez de usar mamadeiras pequenas. A medida facilita a adaptação aos copos, familiarizando a criança desde cedo com o objeto.

Quando tirar
Não há um consenso entre os pediatras sobre a idade de retirada da mamadeira. Em geral, a recomendações é que a transição para o copo aconteça entre o primeiro e o terceiro ano de vida.

O que observar
Esteja atento à coordenação motora da criança. Quando ela demonstra que tem firmeza para segurar o copo sozinha, é um bom momento para começar a tirar a mamadeira.

Como tirar
Explique ao seu filho que ele está crescendo e que, por isso, precisa começar a usar copo ou caneca, como os adultos e as crianças maiores fazem. Isso costuma dar certo, segundo os especialistas, porque eles gostam de se sentir grandes e independentes. Vale também contar uma boa história e convencê-lo a "doar" a mamadeira para outros bebês que precisam. Dar o objeto ao Papai Noel, ao colheo da Páscoa ou qualquer outro personagem imaginário que a criança goste é uma saída. Outra boa maneira de incentivá-lo a largar a mamadeira é deixar que ele escolha um copo bem bonito, do personagem preferido dele. Os que têm aquela tampa com bico duro e furinhos facilitam o processo para crianças mais novas. As asas laterais no copo também ajudam na coordenação. Comece tirando a mamadeira do dia e, quando seu filho estver acostumado, elimine também a da noite. Para não voltar atrás, evite levá-lo nos passeios: dê preferência aos squeezes (que evitam vazamentos) e retire a tampa na hora de servir ou use um canudinho.

Quando pedir ajuda

A forma de sugar o bico da mamadeira é diferente do peito, e por isso, se durar muitos anos, pode ser prejudicial. O uso de bicos artificiais leva à respiração bucal, a alteração na ossatura e musculatura da boca e no posicionamento da língua e dos dentes. Se notar algum desses problemas, converse com o pediatra.

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário