sábado

Prebióticos e probióticos: você sabe a diferença?

Entenda também os benefícios que eles trazem para a saúde do seu filho



O que são: o prebiótico é o “alimento” do probiótico – são as fibras não absorvidas no intestino delgado que resistiram à acidez do estômago. Os probióticos são micro-organismos vivos que, no intestino grosso, alteram a composição de uma parede formada por bactérias para protegê-lo.

Onde são encontrados: os prebióticos estão no leite materno, em alimentos in natura (como cebola e banana) e no leite em pó. Os probióticos estão no leite materno e em alguns iogurtes e leites fermentados – você encontra essa informação na embalagem.

Benefícios: os prebióticos estimulam o crescimento das bifidobactérias (um tipo de probiótico), que inibem a multiplicação de bactérias nocivas no intestino. Eles facilitam a produção de substâncias capazes de aumentar a absorção de cálcio, diminuir a do colesterol ruim (LDL) e ajudar na manutenção da flora intestinal, prevenindo a diarreia. Os probióticos são divididos por espécies diferentes, e cada uma tem um benefício distinto. Um dos principais é o fortalecimento do sistema imunológico. Um estudo norte-americano, feito com 683 crianças entre 3 e 6 anos, mostrou que as que tomaram iogurte com probiótico tiveram 24% menos incidência de doenças infecciosas, como as gastrointestinais. Se seu filho tem prisão de ventre, o pediatra também pode indicar o consumo diário de um produto com probiótico – e isso não vai fazer com que o intestino da criança desaprenda a trabalhar sem essa “ajuda”.


Fone: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário