sexta-feira

Sem fralda em 3 dias. É possível?

NYC Potty Training, empresa recém-criada de Nova York (EUA), diz resolver a questão nesse tempo. Mas a prática é bastante polêmica. Entenda


* COMO?
A idealizadora Samantha Allen trabalhou como professora por 12 anos e era conhecida por desfraldar crianças rapidamente. Daí surgiu a ideia do negócio. O segredo? “Compromisso com o treinamento. A criança fica só com a roupa de baixo e o adulto dá atenção a ela o dia todo”, diz.

* NA SUA CASA - A empresa dá consultoria por telefone, durante 45 minutos, a partir de US$ 200 (disponível para o Brasil, em inglês, pelo site nycpottytraining.com). Para receber um especialista em casa é preciso morar em Nova York (a partir de US$ 340 por dia).

* NA PRÁTICA - Dicas de Samantha: observe o comportamento da criança ao longo do dia, para evitar o famoso “escapou”; reconheça o que a faz se sentir confortável para evacuar; comunique-se com ela de forma clara e tranquila; jamais imponha força ou poder; ofereça uma recompensa imediata cada vez que ela pedir para usar o banheiro.

Opinião dos pediatras

Os especialistas ouvidos pela CRESCER são unânimes em afirmar que é preciso considerar o ritmo de cada criança e que estipular um período de três dias não é o ideal. Eles também acreditam que o desfralde deve ser conduzido por um familiar. Mas, para o pediatra Jorge Huberman, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), alguns preceitos do método fazem sentido. “Dedicar atenção à criança permite observar, por exemplo, se prefere o penico ou o vaso sanitário.“ Já a pediatra Neuma Kormann, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (PR), teme que a estratégia funcione só por promover um reflexo condicionado, em que a criança não age conscientemente. “Isso pode levar à constipação ou xixi na cama no futuro.” A médica também alerta para o risco de traumas, caso ela não esteja preparada para lidar com a frustração quando os escapes ocorrerem.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário