terça-feira

Como cuidar do umbigo do bebê – sem aflição


O que mais dá frio na barriga dos pais nos cuidados com a higiene do bebê? Para 41% dos 427 leitores que participaram de uma enquete realizada no site CRESCER, o momento de limpar o umbigo é o mais tenso. Se você faz parte desse grupo, vale ressaltar, em primeiro lugar, que o coto umbilical não tem terminações nervosas: o recém-nascido não sente dor quando ele é manuseado.

De aparência gelatinosa, esse coto seca dia após dia – e cai espontaneamente depois de duas semanas, em média. Mas pode levar até 20 dias, sem fugir da normalidade. Porém, é preciso cuidados. Como a área fica abafada por causa da fralda, está suscetível à proliferação de micro-organismos por trás de infecções, daí a importância de mantê-la higienizada e seca.

Depois que o umbigo cair, pode aparecer uma mancha de sangue na fralda. Só é motivo de preocupação se sangrar muito. Na dúvida, convém ligar para o pediatra. Também é melhor consultá-lo caso o coto umbilical exale um cheiro forte ou se note a presença de pus, vermelhidão ou inchaço na região.

Mito ou verdade?

Enrolar a região do umbigo com faixas ou colocar uma moeda torna o umbigo mais bonito? Isso é um mito antigo e tais práticas caíram em desuso, por sorte, já que aumentam o risco de infecções (como o tétano neonatal), além de não influenciar na aparência do umbigo. “O que determina se ele ficará ‘saltado’ ou não é a genética”, esclarece a pediatra neonatologista Maria Fernanda, da SBP.

Quando prestar atenção...

...em caso de hérnia umbilical, caracterizada pela projeção do intestino através do umbigo, ou provavelmente por um defeito congênito no fechamento da cicatriz umbilical. Ela tende a desaparecer no primeiro ano de vida, caso contrário, deve ser corrigida cirurgicamente.

...se surgir um nódulo mucoso, conhecido por granuloma umbilical. A recomendação é que o umbigo seja cauterizado com nitrato de prata, no consultório pediátrico.

Limpeza minuciosa

* No banho, lave a região normalmente, com água e sabão neutro e, ao final, seque bem.

* A cada troca de fralda, higienize o umbigo com um cotonete embebido em álcool a 70%.

* Se o local entrar em contato com cocô ou xixi, lave-o novamente

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário