Como relaxar enquanto não chega a hora de finalmente ver a carinha do bebê
Dizem que a gravidez dura, na verdade, oito meses e um ano, tamanha é a ansiedade que a mulher pode sentir nesse finalzinho da fase tão especial que é a espera de um filho. Se parou de trabalhar, então... A partir da 37ª semana, o bebê não é considerado mais prematuro, mas ainda assim é preciso aguardar até o final, em geral, a 40ª semana de gestação, para reduzir qualquer possibilidade de problema.
Essa expectativa é absolutamente normal, não faz nenhum mal para o bebê e não pode virar desculpa para o agendamento de uma cesárea sem necessidade. Mas dá para tentar driblá-la um pouco e curtir melhor os dias da reta final. Anote essas sugestões e procure relaxar:
1. Confira mais uma vez
Sim, você tem tudo pronto – da mala da maternidade à decoração do quarto –, mas foi na base da correria, certo? Então, eis o momento para retomar tudo com calma, conferir os itens mais importantes, curtir os detalhes... E ainda há tempo para uma aquisição de última hora.
2. Desvende a amamentação
Informe-se mais sobre o assunto, deixe de lado mitos, converse com outras mães, leia relatos para se sentir segura e proporcionar o melhor para seu filho.
3. Organize as fotos
Ótimo momento para arrumar aquela quantidade enorme de fotos digitais que você tem. Vale fazer álbum, ver o que vai para a parede ou montar uma exposição online.
4. Fuja das histórias trágicas
À essa altura você já sabe que o que não falta é alguém para contar uma história bem horrível sobre o parto. Corra! Não é hora mesmo de você listar na mente tudo de ruim que pode acontecer: pelo contrário. Até mesmo para sentir algo diferente na sua gravidez, é preciso estar calma e confiante.
5. Curta o primeiro filho
Veja só, são os últimos dias de filho único! Procure ficar bastante tempo com ele, fazer seus programas ou brincadeiras preferidas – será ótimo para os dois.
6. Um programa diferente por dia
Um para o cinema com as amigas; outro para um jantar romântico com o marido; uma visita à casa da mãe ou outro parente; um show em um barzinho calmo do tipo voz e violão: varie o cardápio de passeios na semana e divirta-se!
7. Relaxe no spa
Se você ainda não se deu ao luxo, é o momento. Ofurôs e banhos de imersão não são recomendados (a pressão pode cair), mas esfoliamentos e drenagens estão liberados.
8. Flutue
Sim, um dos maiores incômodos na gravidez é o de se sentir pesada demais. Um tempinho boiando na água de uma piscina, com a ajuda de um espaguete, por exemplo, com certeza fará você se sentir melhor.
9. Chás e sucos
Comer tudo que vê pela frente vai ser uma tentação. Mas, como durante toda a gravidez, a alimentação adequada conta do mesmo jeito. Chás de erva-doce, erva-cidreira e camomila, e suco de maracujá – além da velha e boa força de vontade – são ótimas alternativas para segurar a ansiedade.
10. Compartilhe nas redes sociais
Um dos sentimentos possíveis de qualquer grávida nesses últimos dias é o da solidão. Afinal, você está em casa, mas seu marido, a família e os amigos mantêm o mesmo ritmo de sempre. Contar o que está pensando ou fazendo pode ajudar muito. Afinal, vão chover comentários!
11. Mexa-se
O seu corpo está prestes a viver a experiência mais incrível de todas e é ótimo cuidar de cada pedacinho dele. Ioga, caminhadas leves diariamente e exercícios de alongamento são boas pedidas. Movimentações do ombro para trás, por exemplo, corrigem a postura e dão a sensação de alívio. É possível também pegar uma bolinha de tênis e circular sobre o ombro, com pressão suave. Peça para o seu marido!
12. Escolha um filme
Que tal um clássico como Cantando na Chuva para se desligar totalmente do assunto? No musical, humor e romance na medida certa para garantir duas horas de relaxamento. Outro imperdível é Meia-Noite em Paris, em que Woody Allen oferece uma viagem no tempo pela Cidade Luz. Fuja apenas dos dramas e tragédias.
Fontes: Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp; Débora Araújo, criadora do Personal Bebê; Gizele Monteiro, diretora e idealizadora do Mais Vida Gestantes; Lucila Evangelista, obstetra do Hospital Albert Einstein (SP); Ivani de Souza Manzzo, fisiologista e personal coach especializada em gestação; Luis Alberto Nogueira, diretor de redação da revista Monet Agradecimentos às mães: Fernanda Leão; Natacha Ribeiro e Letícia Volponi
Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário