sábado

Refluxo em bebês: saiba como evitar


Por Renata Demôro


Seu bebê fica irritado e chora sem motivo aparente? Ele pode sofrer de refluxo, quando os alimentos retornam para a boca. A boa notícia é que o problema costuma estar relacionado com a imaturidade dos órgãos que controlam o retorno do conteúdo do estômago, ou seja, o problema tende a desaparecer conforme a criança cresce. Mas você sabe o que fazer para evitar o refluxo no seu bebê? 

Sintomas
De acordo com o pediatra Alberto Chacur, chefe da pediatria do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, “Entre os sintomas que podem indicar refluxo em bebês estão choro sem causa aparente, irritabilidade persistente, sono agitado, secreção nasal constante, repetidas inflamações nos ouvidos, tosse sem sintomas de resfriado e quando o bebê recusa o leite materno ou a papinha, mesmo parecendo estar com fome”. A maioria dos casos de refluxo não tem repercussões sérias, mas alguns podem provocar bronquites e pneumonias.

Refeições
Para a nutricionista Cinthya Machado, chefe do serviço de nutrição do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, evitar que o bebê fique com o estômago muito cheio também está entre as recomendações: “A alimentação, seja leite materno ou papinha, deve ser fracionada em pequenas quantidades,  com intervalos regulares ao longo do dia.”. A nutricionista também recomenda aguardar uma hora após a refeição ou a mamada para deitar o bebê.  Na hora de colocar o bebê para mamar, esteja atenta à posição para evitar que ele engula ar.

O berço
Para que o problema não ocorra durante a noite, o pediatra Alberto Chacur recomenda a elevação do berço. “Eleve a parte da cabeça do bebê em cerca de 30°. Essa altura garante que o bebê ficará bem posicionado e não escorregará ”, diz o médico. Ele lembra que a posição correta também é muito importante: “O ideal é evitar o aumento da pressão no estômago da criança. Bebês sempre devem dormir com a barriga para cima. Assim há menor pressão sobre o estômago e melhor digestão dos alimentos”, explica o pediatra. 

Alimentação
Em geral, o refluxo desaparece até os dois anos de idade, mas crianças maiores também podem apresentar o problema. Neste caso, Alberto Chachur recomenda: “Evite alimentos que estimulam o retorno do alimento, como frituras, chocolate, refrigerante, café e sucos cítricos. Sintomas como rouquidão, tosse crônica, ruminação, dor ao se alimentar, azia e queimação no peito podem ter relação com o problema”, diz o pediatra.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário