domingo

Por que controlar a quantidade de chocolate que as crianças comem?


Consumo ideal diário é de 15g para criança entre 2 e 5 anos
Por Bruna Capistrano


Em tempos de Páscoa e chocolate em profusão, a grande preocupação que paira entre pais e mães é saber qual é o limite do consumo do doce. Faz mal comer um ovo de chocolate inteiro? Qual é a medida ideal de consumo entre as crianças? É preciso escovar os dentes a cada doce ingerido? Reunimos algumas das principais dúvidas para especialistas no assunto explicarem como lidar com a profusão de doces e chocolates desta época do ano. 

"Não se deve proibir o consumo do chocolate, mas é bom controlar para não cair no exagero. Apesar de ter muitas vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, por ser muito calórico, o consumo excessivo do chocolate pode favorecer o desenvolvimento de hipertensão, diabetes e outras doenças na fase adulta", explica a pediatra Ana Paula Joras Jundi, da Clínica Samci.

Quantidade ideal para cada idade
A partir de 1 ano de idade a maioria das mães já começa a introduzir alimentos mais doces e diversificados na dieta da criança, como o chocolate. No entanto, a pediatra Ana Paula prefere indicar o consumo apenas a partir dos 2 anos. "Antes disso é o período que a criança tem mais propensão a desenvolver alergias. Eu diria que o ideal para um dia é comer até 15g entre os 2 e 5 anos, e até 30g a partir dos 5 anos", explica. "A partir de dois anos a criança já está praticamente madura pra receber qualquer alimento, mas o paladar e as preferências alimentares estão em formação. Por isso, um alimento muito doce deve ter seu uso controlado", reforça a nutricionista Lila Valente da Clínica Clinic Med, afirmando ser de 30g a quantidade máxima de chocolate diária que crianças e adultos devem comer. 

E se é durante a infância o melhor período para criar bons hábitos alimentares, o doce deve estar presente na alimentação sem deixar de lado o que é mais saudável. "Com fome é possível comer mais de 100g de chocolate. Essa quantidade tem, em média, calorias equivalentes a um prato de arroz, feijão, bife, salada e um copo de suco", explica a nutróloga Liliane Oppermann. Segundo ela, o horário ideal para comer chocolate é durante o dia, evitando o consumo à noite. "Como o chocolate é bastante calórico, é melhor comer de dia para dar tempo de queimar suas calorias. Mas um leite morno com uma colher de achocolatado antes de dormir pode até melhorar o sono", finaliza. 

Como lidar com a intolerância à lactose ou alergias
Diversidade nos tipos de chocolate é o que não falta: chocolate à base de alfaborra ou soja, diet, sem glúten e meio amargo sem leite. A lista é vasta para ajudar as mães na tarefa de driblar o pequeno que quer comer o mesmo ovo de Páscoa que o coleguinha. "Para eles é muito ruim ver os outros comendo um ovo e eles não. A alternativa acaba sendo dar o ovo específico para aquela criança", conta a pediatra Ana Paula Joras. 

O problema é quando o responsável ainda não sabe que a criança tem algum problema como a intolerância à lactose ou ao glúten. "Os pais devem estar atentos a quadros de diarreia, náusea, eructação (arrotos), gases, dores abdominais e cólicas que geralmente começam entre 30 minutos até 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham carboidratos e proteínas do leite. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade do alimento ingerido e que a criança pode tolerar", ensina a nutricionista Gabriela Marcelino, da empresa Congelados da Sônia. 

Cáries e escovação dos dentes após o chocolate
Se a criança come doces ou chocolates várias vezes ao longo do dia, acaba prejudicando a alimentação. "Isso vai provocar uma saciedade na criança e ela vai acabar querendo comer menos comida, o que não é o correto", afirma Ana Paula Joras. O chocolate é um doce como outro qualquer e deve obedecer os mesmos cuidados de higiene oral. "Ele pode fazer parte das sobremesas e deve-se escovar os dentes imediatamente após ser ingerido. É importante lembrar que crianças até os 8 anos devem receber ajuda de um adulto pelo menos nas principais refeições (após café da manhã e almoço) e antes de dormir. Crianças até os 8 anos não conseguem uma higienização satisfatória e já têm os primeiros molares permanentes", explica a odontopediatra Flávia Machado da Clínica Dentalis.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário