quarta-feira

Mulheres saudáveis podem levar mais de um ano para engravidar

A demora é considerada normal e não requer tratamento
Por Renata Demôro



Engravidar naturalmente requer paciência e conhecimento sobre a saúde do casal. A demora para engravidar pode ser mais normal do que se imagina. Antes de se preocupar com um eventual problema de fertilidade,  pesquisadores recomendam que os casais continuem tentando. Estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, sugere que, após um ano de tentativas frustradas, o casal tem 44% de chance de ter um filho naturalmente.

A demora para engravidar pode fazer os casais recorrerem a tratamentos caros, mas os cientistas garantem que vale a pena continuar tentando de forma natural. O estudo teve início em 1996, quando mais de 7 mil australianas passaram a ser analisadas sobre sua fertilidade, o tempo que levavam para engravidar e se faziam algum tipo de tratamento. Os resultados sugerem que, após um ano tentando engravidar, uma mulher que não faz nenhum tipo de tratamento tem praticamente a mesma probabilidade de ter um filho quando comparada àquelas que fazem uso de hormônios e de fertilização in vitro.

Afastados problemas de fertilidade, casais devem continuar tentando
Segundo os pesquisadores, se o casal é jovem e saudável do ponto de vista fértil, deve continuar tentando engravidar sem recorrer a nenhum tratamento. Para afastar problemas de fertilidade, o ideal é que o homem realize um espermograma, que verifica se a quantidade de espermatozoides é considerada suficiente para a concepção, e a mulher efetue uma avaliação hormonal para saber se está ovulando normalmente.

De acordo com os cientistas da Universidade de Queensland, cerca de 15% das mulheres não vão conseguir engravidar naturalmente após um ano de tentativas. Destas, apenas uma taxa que varia de 3% a 5% é realmente infértil, o que significa que a maioria dos casais conseguirá conceber um bebê após um ou dois anos de tentativas naturais.

Gravidez tardia, sem tratamentos, pode ser uma realidade
A pesquisa também indica que a idade não deve ser um fator para que a mulher desista de engravidar. Os cientistas verificaram que mulheres até 36 anos com diagnóstico de infertilidade conseguiram ter filhos sem fazer tratamentos para o problema, o que indicaria que elas são subférteis e não estéreis.  Por outro lado, os pesquisadores reconhecem que tentar engravidar nessa faixa etária pode requerer algum tipo de tratamento, já que a mulher tem menos tempo para continuar tentando ter um bebê.


Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário