quarta-feira

Duplo bloqueio: entenda o que é a anestesia combinad

Foto: Getty Images

Por Bruna Capistrano

Quando a anestesia peridural é administrada juntamente com a raquidiana, os médicos estão ministrando na gestante a anestesia conhecida como duplo bloqueio ou anestesia combinada. "A raquidiana é uma anestesia de efeito imediato, aliviando a dor instantaneamente. Já a peridural garante a durabilidade da anestesia. Na combinação delas, a gestante recebe apenas uma punção lombar e uma agulha é inserida dentro da outra para fazer a anestesia combinada", explica a obstetra e ginecologista Erica Mandelli. Saiba mais sobre a anestesia de duplo bloqueio abaixo:

Por que a anestesia de duplo bloqueio é mais indicada para o parto normal?
"É indicada em casos de parto normal porque o objetivo é manter o trabalho de parto até o período expulsivo do bebê, sem dor para a paciente, aguardando a evolução natural do parto", afirma Flavia Lopes. No entanto, o procedimento não pode ser realizado em todas as mulheres, como explica Ricardo Boari Coelho. "Em pacientes com alterações no sistema de coagulação ou com cardiopatias mais graves o procedimento é contraindicado. Seu anestesiologista perguntará e pesquisará essas contraindicações". 

A anestesia de duplo bloqueio também pode ser feita durante a cesariana. "Existe a possibilidade de utilizar o catéter para realizar a anestesia para cesariana, se for necessário. Caso seja indicado o parto cesariana, no decorrer do trabalho de parto, não é necessário realizar uma nova punção", justifica o anestesiologista da clínica Dra. Flávia Fairbanks Ricardo Boari Coelho.

Como é a aplicação da anestesia combinada?
Após a anestesia local na região lombar, o anestesiologista realiza a punção no espaço peridural, da mesma maneira que a anestesia peridural é aplicada. "Através dessa mesma agulha, ele introduz uma agulha mais fina e realiza a punção subaracnoidea, popularmente conhecida como raquianestesia, e injeta o anestésico. O médico então retira a agulha de raqui e, através da mesma agulha de peridural, posiciona um cateter peridural, que ficará até o término do parto. Dessa forma, após a anestesia local, a paciente só recebe uma punção e todo o procedimento é feito através dessa mesma agulha", explica Ricardo Boari Coelho,  anestesiologista da Clínica Dra. Flávia Fairbanks.

Como a anestesia de duplo bloqueio age no corpo da mulher?
De acordo com Érica Mantelli, a anestesia combinada promove maior relaxamento da pelve, com melhora mais rápida da dor. "Devido à manutenção do catéter durante o procedimento, o anestesista pode infundir mais anestésico conforme a necessidade. O efeito vai durar até o término do parto", afirma. "É um procedimento que preserva a força muscular e a contração uterina", reforça Flavia Lopes, do Hospital Sal Lake, em São Paulo.

Quais são as vantagens e desvantagens da anestesia combinada?
A vantagem é a rapidez e potência da raqui e a flexibilidade da peridural, já que através do catéter peridural podem ser injetadas, em qualquer momento do parto, doses adicionais de anestésico e em concentrações diversas. "Essas doses podem aliviar a dor do parto normal nas suas diversas fases, mantendo a movimentação e sensibilidade das pernas. Como a concentração do anestésico é baixa, por ser anestésico diluído, durante a analgesia do parto normal a gestante mantém a força e sensibilidade, podendo caminhar, fazer força e exercícios que facilitam o parto", explica Ricardo Boari Coelho.

Entre as desvantagens, estão os efeitos colaterais. "Pode ocasionar vômitos, náuseas e, em casos mais raros, cefaleia e dor lombar", finaliza Erica Mantelli.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário