domingo

DIU previne câncer de colo do útero

Segundo a maior pesquisa já feita sobre o assunto, utilizar o dispositivo intrauterino diminui pela metade as chances de uma mulher desenvolver esse tipo de câncer

Heloiza Camargo


De acordo com um estudo feito com os dados de cerca de 20 mil mulheres, publicado no periódico Lancet Oncology., o uso do DIU (dispositivo intrauterino, com a função contraceptiva) diminui em 50% a chance de se desenvolver câncer do colo do útero. A pesquisa, feita na Espanha, França e Holanda, é a maior já realizada sobre o assunto. Mas o que levaria a essa proteção?

Segundo a professora de saúde da mulher da Faculdade Pequeno Príncipe (PR), Adriana Franco, apesar desse estudo ainda ser uma hipótese, há fundamento, sim. “O colo do útero responde à presença do DIU, pois o reconhece como um corpo estranho. Assim, pequenos processos inflamatórios são criados pelo organismo, o que estimula a resposta imune do corpo – e isso aumenta a defesa da mulher”, explica a professora. O efeito protetor do DIU foi comprovado na pesquisa depois de 1 ano de uso.

O câncer de colo de útero é 100% curável quando descoberto no início, afirma a professora. E a melhor forma de prevenção é a realização anualmente, depois do início da vida sexual, do exame de Papanicolau. Além disso, já está disponível no Brasil duas vacinas contra o HPV, o vírus que tem relação direta com esse tipo de câncer. O imunizante é indicado para meninas a partir de 9 ou 10 anos de idade e está disponível na rede particular.
Adriana alerta, ainda, que as mulheres que ainda não tiveram filhos usem os dispositivos ativados por hormônios, em vez dos convencionais ativados por cristais de cobre. “O DIU é colocado exatamente no endométrio, onde se desenvolve a gravidez. E aquele que libera hormônios é menos invasivo, por isso aconselho a quem ainda quer engravidar a utilização desse modelo”, diz Adriana. 

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário