sexta-feira

Livros saindo da estante

Por mais amor e lembranças que os livros nos causem, algumas vezes é preciso passá-los adiante.


Cristiane Rogerio




Como muitas pessoas, passei a semana entre Natal e Ano Novo fazendo arrumações. Como eu precisava descansar, foquei na minha principal “bagunça”: a organização dos livros. Tenho duas estantes dedicadas apenas à minha coleção de livros infantis e não é nada fácil organizá-los. Já disse aqui os meus problemas um tanto divertidos: não sei se coloco em grupo de autores, ou na ordem do nome dos títulos, ou por tamanho, ou por coleções… toda a vez é a mesma coisa. No fim, faço um pouco de cada.

Mas desta vez tive que fazer outra coisa. Até para caberem em meu espaço, resolvi separar livros para doar. Não é fácil. Eu faço isso com certa constância, com base nos que eu recebo pela CRESCER – muitas pequenas bibliotecas dos filhos e amigos da gente aqui da redação vem sendo preenchidas nos últimos anos e eu adoro pensar nisso! Mas o que eu tive que fazer desta vez foram escolhas: tirar livros do meu acervo é uma tarefa árdua, até porque são meu material de trabalho. Pode parecer egoísmo, eu sei, mas pense em um livro que seu filho amou, ou, mais, que você se apaixonou junto ao seu filho. Pense nas obras de arte, em poesia, em ilustração daquelas que você simplesmente quer guardar para sempre?

É maravilhoso guardar as histórias, principalmente se elas forem cercadas de outras histórias pessoais – a primeira vez que seu filho conseguiu memorizar uma história vendo pela ilustração, o livro que ele pedia todas as noites mesmo morrendo de medo do monstro ou do lobo, a primeira frase que ele conseguiu ler sozinho. Mas algumas vezes precisamos nos separar de algum deles e selecionar para doar. Há muitas organizações ou até mesmo bibliotecas que podem recebê-los. Procure uma perto da sua casa e imagine que gostoso esse livro circulando por outras mãos, olhos e ouvidos. Tocando o coração e provocando sorrisos e emoções em outros leitores. E seu filho vai conseguir sentir o mesmo. Experimente.

Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário