domingo

A advogada que mora em Vitória foi a primeira brasileira a usar a técnica de congelamento de óvulos em 2001


Pesquisa britânica mostra que sim! Conheça os cuidados que você precisa terUma vez cesárea, sempre cesárea. Você, certamente, já ouviu essa frase. Se o primeiro filho nasceu através de uma cesariana, todos os outros nascerão da mesma forma. As últimas pesquisas, porém, mostram que ter um parto normal após uma cesárea é completamente possível e seguro. A mais recente delas, publicada no Jornal de Ginecologia e Obstetrícia Britânico, mostrou que é possível, sim, ter um parto normal depois de até três cesáreas consecutivas.
Segundo o obstetra Júlio Sales Barbosa, do Hospital e Maternidade Santa Catarina (SP), o principal motivo para não indicar o parto vaginal após uma cesariana é o risco de romper a cicatriz no útero, geralmente durante o trabalho de parto. Esse fator existe, e não é o único, mas não elimina a possibilidade de um parto normal após a cesariana. “Deve-se colocar na balança as vantagens e as desvantagens de cada gravidez antes de decidir pelo tipo de parto. Para ter um parto normal com tranquilidade, o ideal é que a última cesárea tenha acontecido há mais de dois anos. Esse intervalo é necessário para fortalecer a cicatriz no útero e prevenir uma ruptura uterina”, diz. Outros fatores que impedem um parto normal após uma cesariana são o tamanho da bacia da mulher (se for muito estreita) ou se o bebê tiver mais de 3,5 kg.
Se o médico avaliar que as condições são favoráveis, e que nem mãe nem bebê correm riscos, a opção é pelo parto normal. A recuperação é mais rápida, você pode amamentar seu filho logo em seguida e as chances dele enfrentar dificuldades respiratórias são menores etc. No entanto, alguns cuidados especiais são necessários. O trabalho de parto não deve ser induzido com remédios. “As contrações uterinas induzidas são mais fortes e mais próximas, o que pode causar o rompimento da cicatriz do útero, além de sangramento, entre outros riscos”, afirma Júlio. Converse com seu médico e decida com ele o que é melhor para você e para o seu bebê.
As chances de ter um parto normal após uma cesárea são maiores se:
a cesárea ocorreu porque o bebê não estava encaixado
As chances de ter um parto normal nesses casos são menores se:
a cesariana anterior foi realizada porque sua bacia é estreita ou se tomou remédio para induzir o parto.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário