terça-feira

O corte de cabelo mais adequado

Depois que o bebê nasce, você tem pouquíssimo tempo para cuidar dos cabelos - pentear, ajeitar, hidratar.
Por causa disso, uma atitude para lá de comum nessa fase é ir a um salão e cortar, bem curtinho. Mas será que essa é a melhor alternativa? Muitos cabeleireiros dizem que não.
O ideal, segundo eles, é optar pelo visual que tenha praticidade e tudo a ver com o rosto e o estilo da mamãe. Confira, então, as dicas desses profissionais para manter os fios em ordem mesmo no pós-parto.
Por Shâmia Salem


Depois de dar à luz, muitas mulheres acreditam que tosar os fios é a melhor saída para não perder tempo com o cabelo - e poder se dedicar totalmente ao bebê. Ledo engano. Os especialistas são unânimes em afirmar que o curtinho nem sempre é um sinônimo de praticidade. "Diferentemente do que muita gente pensa, o estilo joãozinho não dispensa pente, hidratação regular e finalizadores. Além disso, é preciso cortá-lo a cada 20 ou 30 dias, no máximo, para ficar sempre bonito", avisa o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.

Como regra geral, o cabelo prático é aquele que você pode prender para disfarçar os fios sujos, ressecados ou sem corte. "Por isso, sempre indico o comprimento médio e sem franja, que é outra coisa que dá um trabalhão. E isso vale para lisos, crespos e ondulados", completa o cabeleireiro Fernando Cassolari, do salão Ricardo Cassolari, em São Paulo.

Quando a mulher está com um recém-nascido em casa, Eron Araújo jura que só pega na tesoura depois de ter uma boa conversa com a mãe. "Na ânsia de resolver o problema, elas se de analisar se o corte vai combinar com o rosto e o cabelo. Daí, podem se arrepender e, geralmente, a única opção é esperar que o cabelo cresça", alerta o expert.

Para que nada disso aconteça com você, levantamos os melhores cortes para curtos, médios e longos, seja qual for a textura deles, e a saída ideal para quem não abre mão da franja. Vale lembrar que os cortes, mesmo os mais práticos, duram cerca de três meses.

Curto
Só vale a pena se for desconectado, com as pontas superdesfiadas com tesoura ou navalha, o que ainda imprime ousadia e liberta da preocupação de deixar os fios alinhados. "Caso contrário, prepare-se para viver às voltas com pomada, gel, musse e companhia e bater ponto no salão a cada 20 ou 30 dias, no máximo, para manter as linhas do corte", alerta o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo.

Médio
O comprimento nos ombros é o mais aconselhável para quem é mãe, já que dá para fazer todo tipo de penteado: coque, trança, rabo de cavalo - curingas para aqueles dias em que não dá tempo de lavar a cabeça. Para ficar atual, a base deve ser reta e o comprimento, repicado, feito com as mechas a 45 graus e começando na altura do nariz. Esse picote confere um ondulado suave e volume sob medida quando os fios secam ao natural, só com um leave-in. "Desfie as pontas para dar mais leveza aos crespos ou volumosos e as camadas para obter o mesmo efeito nos lisos ou grossos", ensina Fernando Cassolari.

Longo
Esqueça o corte geométrico, feito em linhas retas, a não ser que você queira bater ponto no salão a cada 15 dias! O segredo do sucesso é cortar as mechas, levantando-as a 90 graus, e começar a tosar a partir do queixo. "Quem tem bastante cabelo pode fazer três ou quatro camadas, mas, se ele for ralo ou fino, duas são suficientes", afirma Eron Araújo. E atenção: quanto menos certinho for o repicado, maior a praticidade, já que não revela a perda de corte tão cedo.

Franja
Fuja dela, principalmente a do estilo cortininha, que tem base reta e cobre a testa, ou se o seu cabelo for crespo ou ondulado - o risco aqui é você ter que escová-la diariamente para mantê-la no lugar. "Para quem não abre mão desse look, a melhor opção é a diagonal, que começa na altura dos olhos e vai até o nariz ou o queixo, porque dá para prender atrás da orelha ou com um grampo", aponta Eron Araújo.

3 comentários:

  1. Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Vcs têm dicas e posts ótimos para as mamães!
    Estava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vcs.
    Nosso twitter é @redemulheremae e nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16

    Beijo!
    Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:34

    hummmm adorei esas dicar tava prentedendo corta mais nao vou corta nao meu bebe nasce agora no mes que vem sei que vou da un jeitinho pra mim cuidadr tambem bejus

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:29

    além de o artigo já ser de 2010... andava mesmo à procura deste tipo de opinião e dicas!

    obrigada :)

    ResponderExcluir