O que é preciso para que uma criança se torne um leitor?
Essa não é uma pergunta simples de responder. De qualquer forma, é fundamental frisar que saber ler e escrever não implica somente decodificar um texto. Implica conhecer aquilo que leio ou escrevo. Como vou construir um texto narrativo se não sei o que é uma narrativa? Como vou me entreter com a leitura de um livro se não sei apreciar uma história? As crianças que conhecem um número bem variado de histórias têm grande probabilidade de serem mais criativas em seus textos e produzirem, assim, narrativas com maior qualidade literária e textual.
Qual é o papel da escola nesse sentido?
A escola tem um papel muito importante na formação de bons leitores e escritores. Ao propiciar momentos de leitura e exploração de livros para crianças, ela favorece momentos de prazer em grupo, enriquece o imaginário infantil, amplia o vocabulário e insere os pequenos na prática social, além de favorecer o contato com textos de qualidade literária. Todas essas experiências são fundamentais na formação do leitor.
Quais devem ser as características de um livro adequado para os bebês?
Não vou dizer que existe uma obra certa ou errada. Acredito que a relação que eles terão com os livros e suas narrativas sempre será influenciada pela mediação de um adulto ou de outra criança mais experiente. De qualquer forma, vale lembrar que os bebês se interessam por imagens que são familiares, por desenhos de animais e objetos conhecidos, gostam de ilustrações de cores vivas, sentem-se atraídos por diferentes sons.
E os pais, o que podem fazer para incentivar o hábito?
Os pais podem e devem levar os livros para dentro de casa, deixar que as crianças os explorem com todos os seus sentidos, criar o hábito de contar histórias a seus filhos, incentivar o gosto pela leitura. Podem, acima de tudo, ser parceiros na descoberta do universo da literatura.
Meu sonho é que minha filha ame a leitura, vou fazer o que eu puder pra que isso aconteça!
ResponderExcluirGostei demais destes posts!
Bjim