quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A menstruação depois do parto

O fato de estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto. Cada mulher é diferente, e tudo depende de cada corpo e de cada circunstância. Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem só para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com o ginecologista.

Mães que amamentam:
Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas. Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam:
Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.

Todas as mães:
Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum. Não se deixe levar pela história de que mães que amamentam não são férteis. Converse com o ginecologista e com seu parceiro para decidir qual é o melhor método para vocês. Alguns tipos de pílula não são adequados para a fase de amamentação.

44 comentários:

  1. por favor gostaria de saber se há possibilidade de engarvidar novamente pois tenho um bebe de 5 meses e estou amamentando e minha menstruação veio o mes passado e esse mes não veio o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc ser previnil durante a relaçao sexual nao tem com quer ser preoucupa. caso o contrario preocure um medico beijossss

      Excluir
    2. mas se um mes veio e o outro nao oque pode se entau
      pq eu me cuidei bem e um mes veio e outro nao

      Excluir
    3. Gozando fora tem risco de engravidar

      Excluir
  2. Estou amamentando e a minha mentruação vei.
    Será que o leite materno vai seca?

    ResponderExcluir
  3. tenho uma filha de 3 mes,e ela nao mama m+ e minha mestruaçao nao chegou ainda, isso eh nomarl

    ResponderExcluir
  4. oi!tenho um bebê de nove meses e gostaria de saber se é normal a mestruação vir um mes e noutro não? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim isso nao e normal uma consulta no ginicologista nao custa nada!

      Excluir
  5. oi tivo gemeas mais eu fiquei mais apos que eu ganhei ficou 30 dias direto desendo e agora faz 46dia que ganher as meninas e nao faz nem 14 dias que eu parei e ja começou de novo e forte e normal e nao amamento no peito pois nao tive leite obrigada.

    ResponderExcluir
  6. jak.....

    Tenho uma bebe de 2 meses e meio e minha mesntruaçao ainda vem mesmo tomando a pirula, mais porem n estou a amamentar....isso é normal?

    ResponderExcluir
  7. oi tenho uma filha de 11 meses e estou amamentando minha mesntruaçao veio dois mesese normal mas este mes nao veio e normal

    ResponderExcluir
  8. oi tenho um bebê de 6 meses minha mestruacao mes passado veio nomal esse mes ainda ñ veio estou nervosa srra q tem posibilidade de esta gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um bb de 6 meses e ja faz 3 meses depois do parto q a minha tpm nao vem sera q e normal eu evito mais mesmo assim tem alguma possibilidade sera?

      Excluir
  9. meu filho vai fazer 7 meses e minha menstruação não veio ainda quero saber se é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu filho também tem 7 meses e até agora nada de menstruação.

      Excluir
  10. Oláa
    Estou preocupada pois minha menstruação ja voltou e minha bebe tem apenas 1 mês e eu a amamento. O que será que está havendo, é normal ou não? Pois familiares dizem que não é normal.Espero que alguem possa me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal sim ,pois cada corpo reagi de uma forma ..
      fica tranquila

      Excluir
  11. tenho uma bb de 7 meses, tomo micronor sempre nomesmo horario, ainda não menstruei, mas estou com colicas e enjoos constantes, posso ter engravidado novamente sem errar nenhum dia o remédio?

    ResponderExcluir
  12. ola eu tenho um bebe de 40 dias e minha menstruação ja veio ,mas estou amamentando .isso é normal?o q significa?quero colocar o DIU posso?tenho que esperar o sangramento parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi qto ao dia pode sim, meu bebe estava com 30 dias qdo voltei a obstrata e ela me liberou para o uso de anticonceptível( DIU, injetável ou pílula) bom como ja usada injetável antes da grávidez voltei a usar. parabéns pelo bebê é magico.

      Excluir
    2. mina esposa teve bebe passando 45 dias comecou com a mestruacao,e o bebe esta a mamar.nao tera risco?

      Excluir
  13. oi estou u, tanto preocupada eu tenho um bebe de 6 meses e estou amamentando a minha mestru esta muito estranha ela demorou 10 dias apos remedio e agora estou tomando o remedio e ela esta descendo umas 3 vezes no mes e minha barriga continua inchada sera que estou gravida?

    ResponderExcluir
  14. MEU BEBE ESTA COM 1 MES E 24 DIAS E A DUAS SEMANAS MINHA MENSTRUAÇÃO E VEIO E ONTEM ELA COMEÇOU A VIR COM MAIS INTENSIDADE E COM COÁGULOS.SÓ QUE HOJE ESTA VINDO DEMAIS E JÁ TROQUEI O ABS 2 VEZES EM 1 HORA E MEIA. ISSO É NORMAL

    ResponderExcluir
  15. estou amamentando e tomando anticoncepcinal e estou mestruando e normal???

    ResponderExcluir
  16. oi estou amamentando meu filho de 1 ano e 2meses ele mama so a noite quando chego em ksa.so q minha menstruaçao nunca veio isso e normal?

    ResponderExcluir
  17. estou amamentando uma filha de 6 meses só que a menstruação esta descendo em 15 em15 dias é normal?

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem quatro meses mama no peito e ainda n veio minha mestruacao,tive 45dias de resguardo e depois tive relasoes com meu marido sem nenhum metodo contraceptivo,(soment coito iterrompido).estou muito preucupada sera q poso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu bebe tem 5 meses tameb minha mentruaçao ainda nao veio,acho que é normal sim,andei dando uma pesquizada na pesquiza diz q:se estiver amamentando e normal sim.
      e eu to...

      Excluir
  19. Depois que tive minha pequena, tive sangramento de 15 dias. E agora ela tem 9 meses e ainda não menstruei, tomo anticoncepcional e meu marido sempre usa camisinha, fiquei com medo e fiz teste de gravidez deu negativo. Ela ainda mama bastante, so começou a dar umas dores muito fortes na minha coluna como se fosse colicas mais nada de menstruação. Sera que e normal?

    ResponderExcluir
  20. bom dia,tomei 4 cartelas de micronor e parei na metade faz 18 dias so que eu amamento regularmente e tive relações sem proteção sera que corro o risco de esta grávida meu bebê ja tem 6 meses e minha mestruação não venho ainda?desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  21. boa tarde queria saber se é nomal minha mestruação depois de um ano fica vindo em dez em dez dia

    ResponderExcluir
  22. boa tarde tenho um bebẽ de nove meses fiquei sem mestrua ha um ano e agora minha mestruaçâo venho porem ela esta decendo em dez em dez dias algem pode me tira essa duvida obrigada

    ResponderExcluir
  23. tenho um bb de1 mes e23 dias ,mas durante o meu resguardo deixei o meu marido penetrar o penis em mim,mas nao gozou,e tambem fiz sexo anal ai sim ele gozou,to com medo de estar gravida tem como isso acontecer?

    ResponderExcluir
  24. A minha bébé está prestes a fazer 8 meses e finalmente fiquei menstruada... mesmo estando a amamentar... e mesmo tomando a pílula! E já dura à 8 dias... espero é que não dure muito mais tempo! E que volte rápido a ficar regulada e com a minha menstruação curtinha, tal como era!

    ResponderExcluir
  25. minha bebe te quase dois anos e minha menstruacao nao vem DD: o que sera?

    ResponderExcluir
  26. oi tenho um bebe de sete meses , e minha mestruação não veio mais depois do parto também não usei anticoncepcional só preservativo quero saber se é normal pois já fazem sete meses att

    ResponderExcluir
  27. Oi minha bb tem 4 messes depois do pos parto mentruei um mes e depois nao veio mais ela mama quase td hrs isso e normal?

    ResponderExcluir
  28. ola tenho um bebe de cinco meses e tomei o remédio anticoncepcional porem esqueci de toma-lo por três dias durante esses dias desceu para mim continuei tomando o remédio até termino da bula porém não voltou a descer mais ,isso é normal

    ResponderExcluir
  29. Ola,
    tenho um filho de 9 meses,e quando ele estava de 4 meses coloquei o Diu,tive um sagramento de 15 dias e depois disso não tive mais nada,tenho sentido muita cólica mais nenhum sangramento e meu filho esta mamando só á noite,gostaria de saber se é normal,ou se tem a possibilidade de eu estar gravida

    ResponderExcluir
  30. queria saber se e normal,a mestruaçao nao descer amamentando!tem um bebe com 5 e meio e minha mentruaçao nao desceu!

    ResponderExcluir
  31. boa noite!!queria saber se meto de anticopcional seca o leite materno.
    ou ate mesmo diminue!

    ResponderExcluir
  32. Minha filha tem 10 meses e parou de mamar com dois mais ate agora minha mestruaçao nao veio e entao o que faço ?tomo injeçao de anticoncepcional a cada

    ResponderExcluir
  33. eu tive parto cesáreo e ontem arrumei a casa e agora fui no banheiro e desceu sangue tive meu bb dia 9 de junho pode ser a menstruação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, cada corpo reage d um jeito, comigo tbm aconteceu assim fiquei com medo de ser algum esforço entao fui ao medico e ele me disse q pode ser alguma alteração hormonal ou ate mesmo menstruação que voltou e me recomendou redobrar o cuidado para prevenção de uma nova gravidez pq dpois da primeira menstruação é mais facil e agora esta muito cedo e é arriscado.

      Excluir