Vários estudos confirmam a importância que a música tem para o bem estar do bebê, desde quando ele ainda é um feto e está no ventre da mãe. Além disso, a música pode reduzir a ansiedade da mulher na gestação e criar um meio de comunicação com o bebê, útil para acalmá-lo depois do parto.
Quando o bebê está sendo formado, ainda no útero, um dos primeiros sentidos a se desenvolver é a audição. É a partir do terceiro mês de gestação que ele começa a ouvir sons externos, como por exemplo, a voz da mãe. É neste período que começa a ser formada a identidade sonora do feto, o que faz com que uma pessoa goste mais de ritmos lentos ou rápidos.
O estímulo musical deve começar na gravidez; a futura mamãe deve entoar canções infantis ou até mesmo ouvir música. Isso porque a partir do 7º mês de gestação, o bebê consegue reconhecer vozes, música e sons do ambiente, além dos batimentos cardíacos da mãe. Pesquisas revelam que o desenvolvimento da inteligência é bem maior nas crianças cujas mães cantavam para seus bebês, enquanto eles ainda estavam no útero. E esse resultado pode ser ainda mais benéfico se a mãe der continuidade ao estímulo musical da criança.
Assim como a música influencia o estado de espírito de qualquer adulto, ela pode vir a beneficiar o bebê, o fazendo relaxar e acalmar. A música também ajuda a estreitar a relação mãe e filho, enquanto a mãe dança ou canta uma canção de ninar para seu filho antes dele dormir.
Dicas:
- É importante que a música agrade a mãe. Não adianta colocar música clássica, por exemplo, porque dizem que é bom. Se a gestante não gosta, não será prazeroso, nem benéfico.
- Não precisa escutar a música muito alta, pois o liquido amniótico é um bom condutor de som.
- O bebê se sente mais tranqüilo ao escutar o som da voz da mãe que é a primeira a ser reconhecida. Por isso é importante que a mãe cante e converse muito com o bebê dentro e fora da sua barriga.
terça-feira
Música e gravidez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados
ResponderExcluircom preços de sonho.
www.terradossonhos.net