quarta-feira

Suco de cranberry contra infecção urinária?

Estudos mais recentes sugerem que não é possível relacionar a fruta com a melhora ou a prevenção da doença


Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha não é tão comum no Brasil, mas foi muito estudada na última década devido a seu suposto poder de prevenir e tratar infecções urinárias. O benefício estaria em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga. Embora alguns trabalhos científicos tenham sugerido uma possível relação entre o consumo do suco da fruta e a melhora dos quadros de infecção, as pesquisas mais recentes mostram que isso não é verdade.

“Essa história da cranberry é um pouco decepcionante. O primeiro estudo sobre o assunto é de 2007. Ele não foi muito bem feito, mas mostrou uma diminuição de infecção urinária crônica. Desde então, houve uma febre de pesquisas para provar isso. Só que elas começaram a mostrar resultados conflitantes”, revela Alex Meller, urologista da UNIFESP.

Segundo o médico, após toda essa discussão em torno dos benefícios da fruta, um estudo grande e bem feito, produzido na Universidade de Yale (EUA) e publicado no final de 2016, revelou que a cranberry não tem os benefícios que a tornaram famosa. 
O estudo de Yale foi feito com 185 mulheres. Metade delas ingeriu duas cápsulas de cranberry ao dia e a outra metade recebeu placebo. Ao final de um ano, os cientistas concluíram que a cranberry não foi capaz de prevenir ou curar os episódios de infecção urinária. Ou seja, tanto as mulheres que receberam a cranberry quanto aquelas que não receberam tiveram a doença com a mesma frequência. “Eu digo aos mus pacientes que mal não faz”, afirma Meller. “Mas o fato é que esse trabalho de Yale enterrou o suco de cranberry”, opina o médico.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário