quarta-feira

Menino ajuda no parto e salva a vida do irmão

Jayden, 10 anos, fez o parto do irmão dentro de casa (Foto: Reprodução/Youtube)
Quando o bebê Daxx tiver idade suficiente para entender, ele certamente vai se emocionar com a história de seu nascimento. Seu irmão Jayden, 10 anos, foi a pessoa que ajudou a trazê-lo ao mundo e, ao mesmo tempo, salvou sua vida. O feito heroico do menino aconteceu no banheiro da casa da família no estado da Louisiana (EUA). O recém-nascido não estava respirando quando nasceu mas, graças à rápida ação de Jayden, que pegou um aspirador nasal, Daxx conseguiu sobreviver.
"Eu disse a Jayden: ‘Você sempre terá um vínculo especial com seu irmão’. Estou muito orgulhosa. Ele salvou nossas vidas”, afirmou a mãe dos meninos, Ashly Moreau, 36, em entrevista ao canal NBC. Outro fato que acrescenta heroísmo ao ato de Jayden é que não foi um parto convencional: o bebê estava sentado no útero materno (e não encaixado com a cabeça, como costuma acontecer na maioria dos partos) – isso dificulta o nascimento e pode trazer complicações. Para completar, a mãe estava sangrando muito. 
Tudo começou quando a mulher se levantou para ir ao banheiro na manhã do dia 11 de agosto e a bolsa estourou. Ashly não podia acreditar no que via, porque a data prevista para o parto era 20 de setembro. Mas o susto maior foi enxergar os pés de seu bebê já saindo pelo canal vaginal.

Como o pai da criança, Kelsey Richard, já havia saído para trabalhar, Ashly pediu que seu filho mais velho chamasse a avó, que vive na casa ao lado. Mas a idosa não conseguia andar, pois estava se recuperando de uma cirurgia recente. Tudo o que ela conseguiu fazer foi ligar para uma ambulância. Enquanto os médicos não chegavam, Jayden voltou ao banheiro para ajudar sua mãe.

"Eu disse para Jayden: ‘Você vai ter que tirar o seu irmão, e temos que fazer isso rápido’. Ele disse: ‘Diga-me o que eu preciso fazer e eu vou fazer’”, revela Ashly.  “Eu estava chorando, mas Jayden estava tão calmo que me deixou mais calma. Eu podia ver que ele estava com medo, mas sabia que tinha de fazer aquilo”.

Conforme a mãe instruía, o menino foi movendo Daxx suavemente para fora. Quando o bebê finalmente nasceu, já não estava respirando. Jayden imediatamente correu para a cozinha para buscar um aspirador nasal que a família usa na filha do meio, Remi, 11 meses. Ele voltou e começou a urtilizar o objeto no nariz do recém-nascido, que voltou a respirar exatamente quando a equipe do resgate chegou.

Mãe e filho foram levados ao hospital. Daxx está melhor a cada dia e deve ter alta na semana que vem. Em reconhecimento ao seu heroísmo, Jayden foi homenageado em sua escola. “Toda vez que penso nisso, eu apenas choro”, disse a mãe.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário