quarta-feira

Cientistas descobrem chave para prevenir aborto espontâneo e má formação na gravidez

Segundo uma nova pesquisa australiana, aumentar a ingestão de um tipo de vitamina no primeiro trimestre da gestação faz toda a diferença


(Foto: Getty Images/iStockphoto)
Cientistas australianos identificaram uma arma importante contra o aborto espontâneo, fantasma que assombra a gravidez - só na Austrália, uma em cada quatro mulheres tem a gravidez interrompida espontaneamente. O segredo pode estar na vitamina B3. 
Segundo um estudo, realizado pelo Victor Chang Cardiac Research Institute e publicado recentemente no The New England Journal of Medicine, uma deficiência na molécula chamada de dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD, na sigla em inglês) é uma das principais causas de abortos espontâneos e também pode provocar defeitos congênitos nos bebês. Os pesquisadores também identificaram uma possível maneira de combatê-la.
“Após 12 anos de trabalho, nossa equipe descobriu que essa deficiência pode ser curada e os defeitos congênitos prevenidos tomando uma vitamina comum, a B3”, explica a professora Sally Dunwoodie, pesquisadora principal do Instituto. 

Vitamina B3
O estudo mostrou que, embora a vitamina B3 esteja presente em carnes e vegetais verdes, ao menos um terço das grávidas apresenta baixos níveis dela durante o primeiro trimestre, período crítico para o desenvolvimento dos órgãos do bebê. Aumentar a ingestão nessa fase pode ser crucial para evitar as complicações.

Durante a pesquisa, ratos de laboratório que tinham a deficiência foram tratados com B3 e tiveram resultados surpreendentes: tanto os abortos espontâneos quanto as má formações foram totalmente eliminados e os embriões se desenvolveram com saúde.

“Assim como já usamos o ácido fólico para prevenir problemas de formação do tubo neural, a pesquisa sugere que, provavelmente, é melhor para as mulheres começarem a tomar a vitamina B3 cedo, mesmo antes de engravidar”, disse o professor Robert Graham, diretor executivo do Victor Chang Cardiac Research Institute. 

Suplementos
Na opinião do ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, autor do livro Gestação: Mitos e Verdades sob o Olhar do Obstetra (Ed. Segmento Farma), o estudo é um avanço e comprova a importância da suplementação durante a gestação, já que, muitas vezes, a alimentação saudável não supre eventuais carências nutricionais.
“Os benefícios da vitamina B3 já são conhecidos há bastante tempo: ela é uma das responsáveis pelo fortalecimento imunológico do organismo. O importante, contudo, é que a grávida sempre converse com o obstetra para saber quais são suas necessidades”, ressalta ele.

Além da vitamina B3, Mantelli lembra que há outras vitaminas importantes durante o período gestacional, como a B9, o ômega 3, o zinco e o magnésio.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário