quarta-feira

Senadora australiana amamenta bebê no parlamento e comemora o feito em redes sociais

Larissa Waters se pronunciou no Twitter. Relembre outras mães que também viraram manchete por amamentar em público. Tem brasileira na lista!


Senadora amamenta a filha no parlamento australiano (Foto: Reprodução/Twitter)
A amamentação é um dos atos mais naturais da humanidade, mas, ainda assim, muitas mulheres recebem olhares maldosos quando oferecem o peito à criança em espaços públicos. Quando o bebê chora de fome na praia, no shopping ou na rua, o que a mãe pode fazer senão alimentar o próprio filho? Pois foi isso que aconteceu recentemente com a senadora australiana Larissa Waters. Mãe de Alia, 2 meses, a mulher ganhou as manchetes de jornais por aleitar sua filha no local de trabalho, o Parlamento Federal da Austrália:


A senadora Larissa Waters se pronunciou em suas redes sociais (Foto: Reprodução / Twitter)

“Estou muito orgulhosa de que minha filha Alia foi o primeiro bebê a ser alimentado no parlamento federal. Nós precisamos de mais mulheres e pais no Parlamento!", escreveu ela em seu Twitter.

Além de publicar a foto na rede social, Waters também desabafou no site SBS  “Eu amamentei a minha filha no parlamento porque ela estava com fome. [...] O simples fato de essa história ter aparecido nas manchetes internacionais foi uma surpresa. Eu queria que nós déssemos esse mesmo tipo de atenção para situações em que os parlamentares fazem coisas que ferem o direito das mulheres”, escreveu. “O lugar da mulher é nos espaços de poder normalmente dominados por homens mais velhos. Quanto mais de nós, mulheres, estivermos nesses lugares, mais poderemos mudar as coisas para todas as outras”, completou a senadora em seu texto.

Waters, no entanto, não foi a primeira a amamentar seu bebê no Parlamento. Outras cinco políticas de países diferentes também realizaram o aleitamento materno em seus locais de trabalho. Relembre:

1. Kirstie Marshall (Australia)


A primeira política que se tem notícia de ter amamentado em um parlamento federal foi Kirstie Marshall, membro da Assembleia Legislativa do estado de Victoria, na Australia. Em 2003, Marshall aleitou sua filha, Charlotte (na época com 11 dias de vida) e em seguida foi convidada pelo Sargento de Armas da casa a se retirar do ambiente. “Charlotte estava pronta para ser alimentada, então a segurei perto do peito, andei, sentei e então o Sargento de Armas chegou e me disse que tinha uma sala reservada para eu fazer isso”, contou Marshall na época ao jornal Sydney Morning Herald. 


Kirstie Marshall amamentando seu bebê no Parlamento em 2003, ocasião em que foi convidada a se retirar da sala (Foto: Reprodução / Twitter) 
“Descobri que havia uma lei ou regra que não permitia haver um indivíduo estranho na casa, e, como ela não havia sido eleita para integrar o parlamento...”, completou Marshall. Na ocasião, a mãe respeitou a regra e foi retirada do espaço, mas alegou que esperava poder amamentar na Câmara no futuro. Felizmente, no mesmo ano, a lei que proibia o aleitamento no parlamento foi emendada e o ato foi permitido.

2. Victoria Donda Pérez (Argentina)


Em 2015, a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamentou sua filha de 8 meses, Trilce. A imagem das duas viralizou e a parlamentar foi criticada, mas não foi impedida de realizar o ato e nunca se pronunciou sobre o caso.


A deputada argentina Victoria Donda Pérez aleitando sua filha de oito meses, Trilce, em 2015 (Foto: Reprodução / Twitter)


3. Carolina Bescansa (Espanha)


Outra política que recebeu muitos comentários maldosos por ter alimentado o filho no parlamento foi a deputada espanhola Carolina Bescansa, em janeiro de 2016. Diversos políticos disseram que o aleitamento da mãe tinha sido desnecessário, já que haveria uma creche no local.
A deputada espanhola Carolina Bescansa recebeu muitas críticas de outros membros do Parlamento por ter aleitado seu filho (Foto: Reprodução / Facebook)
“Se uma mãe tem que cuidar de seu filho, ela tem de fazer isso de qualquer forma. Já está na hora de que a Câmara se pareça com o restante do país”, desabafou Bescansa ao jornal inglês The Guardian sobre o caso.

4. Manuela D'Ávila (Brasil)


Aqui no Brasil também teve política amamentando seu bebê no plenário. Foi o caso da deputada estadual Manuela D’Ávila, do Rio Grande do Sul. D’Avila, mãe de Laura (na ocasião com 4 meses), aleitou sua filha durante uma sessão em janeiro do ano passado.


Manuela D'Ávila, deputada do estado do RS, amamentou sua filha durante uma sessão (Foto: Reprodução / Facebook)
O registro do momento viralizou nas redes sociais e comentários negativos foram feitos. “Algumas pessoas comentaram que não havia necessidade de eu ter amamentado ali, outras disseram que fiz aquilo para ‘aparecer’, como se amamentar desse visibilidade", relembrou a mãe, em entrevista a CRESCER. “Eu não quero amamentar em um local barulhento, e sim em um espaço acolhedor, mas, como decidi não interromper a amamentação e esse é o local que eu tenho que frequentar por várias horas, aconteceu ali”, acrescenta a deputada. 

Em referência aos comentários maldosos, D'Ávila confessa: “Quem faz comentários ignorantes não sabe como é difícil para uma mulher prolongar a etapa da amamentação depois que acaba a licença-maternidade”.

5. Unnur Brá Konráðsdóttir (Islândia)


Em outubro de 2016, lá na Islândia, a membro do Parlamento Unnur Brá Konráðsdóttir, levou sua filha de 6 semanas ao pódio durante um debate. “É a coisa mais natural do mundo”, contou ela sobre ter amamentado a menina ao Independent.“Ser mãe é como qualquer outro trabalho, você tem que fazer o que precisa ser feito”.


Unnur Brá Konráðsdóttir aleitando sua filha de 6 meses (Foto: Reprodução / Youtube)

Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário