sexta-feira

Desfralde: 6 estratégias certeiras

(Foto: Bruno Marçal / Editora Globo)

Nunca é possível ter 100% de certeza de que é a hora certa de começar o processo de desfralde, mas dá para ficar atento a alguns sinais e observar como a criança vai respondendo à ideia de ficar sem a fralda. Se seu filho está nessa fase, confira alguns truques indispensáveis para facilitar o desafio: 

1. Não brigue
Nem ameace ou reprima a criança caso ela deixe escapar. Acidentes acontecem e fazem parte do processo. 

2. Mostre como se faz
Ao levar seu filho ao banheiro com você, ele observa todo o ritual envolvido no processo da forma mais natural possível. Aproveite para explicar de um jeito compreensível para a criança que o corpo produz o cocô e o xixi a partir do que comemos e bebemos. E, quando sentimentos que a barriga está cheia, é hora de fazer uma visita ao trono. 

3. Invista na diversão
Deixe a criança levar para o banheiro algum brinquedo ou eleja um livro especial para o momento. Se ela sentir que não está perdendo a brincadeira por ter que usar o vaso, fica mais fácil

4. Dê adeus!
Se despedir do cocô ou do xixi é significativo para o seu filho. Por mais escatológico que pareça, os excrementos representam algo que a criança produz por conta própria e, algumas vezes, se desapegar deles pode não ser tão simples para ela. Ao dar tchau, você prestigia a "produção" do seu filho, mas deixa claro que é algo que deve ser descartado. 

5. Tenha paciência
Essa é a palavra-chave de toda a jornada. Quanto mais ansioso seu filho perceber que você está, mais inquieto - e inseguro! - ele vai se sentir. 

6. Cuidado com as palavras
"Eca!", "Que nojo", "Olha o cheiro" são expressões que não deixam a criança nem um pouco à vontade. Pelo contrário: podem fazer com que ela sinta repulsa pelo xixi e pelo cocô, atrapalhando a eliminação. 

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário