quarta-feira

5 vantagens de ser filho único confirmadas pela ciência

Pesquisa recente mostrou que crianças sem irmãos são mais criativas. Veja outros estudos sobre o assunto


Muito se fala sobre as vantagens de ter irmãos para o desenvolvimento das crianças, mas a ciência tem provado que ser filho único também tem seus benefícios. Um estudo recente da Southwest University, em Chongqing, na China, analisou scans do cérebro de 250 estudantes universitários e a maneira como se comportavam em uma série de testes, chegando à conclusão de que os filhos únicos são mais criativos. Metade dos jovens que participaram da pesquisa tinham irmãos e a outra não.
A performance superior dos filhos únicos nos testes de criatividade (atividades como pensar nas consequências de um cenário imaginário e encontrar maneiras incomuns de usar caixas de papelão) coincide, de acordo com os pesquisadores, com os scans feito em seus cérebros. Na média, eles têm mais massa cerebral em uma região chamada giro supramarginal, que já foi associada a capacidades como imaginação e flexibilidade na resolução de problemas. No estudo, os pesquisadores afirmam que a explicação para esse resultado pode estar no fato de filhos únicos terem mais contato com os pais.
Por outro lado, o estudo também concluiu que filhos únicos têm pior desempenho em testes relacionados à amabilidade, o que inclui preocupação com outros. Os scans de seus cérebros mostram que eles tem menos massa cerebral no córtex pré frontal, associado a modulação de comportamentos sociais. Os pesquisadores especulam no estudo que isso poderia ser explicado pelo fato de filhos únicos não terem a prática social adquirida no contato com irmãos e receberem atenção e elogios excessivos dos pais.

Vale ressaltar que o estudo foi feito na China, país em que, por muitos anos, vigorou a política do filho único, que proibia os casais de terem mais de um filho para conter o crescimento populacional. Porém, a pesquisa foi publicada no jornal Brain Imaging and Behaviour, um dos mais conceituados em sua área, e por isso repercutiu internacionalmente tanto na mídia quanto no meio acadêmico.

Além da criatividade, existem outras vantagens em ser filho único comprovadas pela ciência? Selecionamos mais quatro estudos que mostram que sim:

1. Filhos únicos são mais felizes
Pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, analisaram questionários respondidos por 2500 crianças e adolescentes e perceberam que quanto maior o número de irmãos, menor era o nível de felicidade relatada pelos jovens. Na publicação, os pesquisadores sugeriram que fatores como a competição pela atenção dos pais, bullying entre irmãos e brigas por brinquedos e espaço são algumas causas possíveis para esse resultado.

2. Têm notas melhores
De acordo com estudo da Universidade de Ohio, que analisou a performance escolar de 24,599 estudantes norte-americanos da oitava série, quanto mais irmãos a criança tem, menores são suas notas. Os pesquisadores sugeriram que em famílias maiores os pais tem menos tempo de conversar sobre a escola com os filhos e possuem expectativas educacionais mais baixas.

3. Bebem menos álcool antes de completar 18 anos
Um estudo brasileiro com 360 adolescentes do terceiro colegial de uma escola particular de Porto Alegre mostrou que filhos únicos bebem menos antes dos 18 anos do que jovens que tem irmãos. Para chegar ao resultados, os pesquisadores analisaram formulários preenchidos anonimamente pelos adolescentes sobre seus comportamentos. Nas respostas, 39% dos filhos únicos afirmaram já ter passado mal por causa do álcool. Entre os irmãos mais velhos, a taxa foi de 68.9% e entre os mais novos 72,3%.

4. São mais ricos ao chegar à vida adulta
Dados coletados pela Universidade de Melbourne mostraram que homens australianos entre 35 e 54 anos sem irmãos eram em média 240 mil dólares mais ricos do que aqueles que tinham apenas um irmão ou irmã. Se comparados a outros homens com três ou mais irmãos, os filhos únicos eram 314 mil dólares mais ricos.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário