sexta-feira

Grávida depois dos 35? Temos uma boa notícia para você


Você já deve ter ouvido falar dos riscos envolvidos na gravidez após os 35 anos. Agora, porém, a mulher que faz essa opção pode respirar mais aliviada: um estudo divulgado pelo Journal of the American Geriatrics Society aponta que as mães que têm filho nessa faixa etária ficam mentalmente mais ativas quando envelhecem. Isso porque o aumento dos hormônios relacionados à gestação traz benefícios para o cérebro em longo prazo. “Essa pesquisa traz fortes evidências de que há uma associação positiva entre a gravidez tardia do último filho e melhores habilidades cognitivas na terceira idade”, ressalta a pesquisadora Roksana Karim, que liderou o estudo.

De fato, a gravidez tardia já é uma realidade do mundo de hoje, segundo o ginecologista Rodrigo Pereira de Freitas, do Hospital Samaritano (SP). “Os relacionamentos tendem a acontecer mais tarde. O desejo da realização profissional e independência financeira são alguns dos fatores que explicam essa tendência”, diz ele. Ainda assim, trata-se de uma gravidez que requer cuidados extras. “O ideal é que a gestação seja planejada, com acompanhamento já antes da concepção. No primeiro e último trimestres, deve haver mais consultas de pré-natal. Mas, no geral, se o casal fizer tudo certinho, não há grandes problemas”, afirma o ginecologista e obstetra Soubhi Kahhale, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP). A seguir, confira prós e contras de engravidar após os 35 anos.

- Prós: carreira consolidada; melhor condição financeira; mais estabilidade do relacionamento conjugal; mais experiência, paciência e sabedoria para compartilhar com os filhos.

- Contras: a mulher com tendência genética a apresentar hipertensão e diabetes apresenta esses problemas com frequência; maior risco de abortamento e parto prematuro e mais chances de a criança nascer com alterações genéticas, como a síndrome de Down.

Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário