sexta-feira

41% das crianças de 6 anos acessam a internet sem supervisão de adultos


Se bicicletas, bonecos e carrinhos eram presentes certeiros para as crianças, hoje em dia eles têm perdido espaço para celulares, tablets e computadores. É fato: o mundo digital faz parte da infância da nova geração. Mas não pense que as crianças estão apenas tirando selfies e brincando com aplicativos de jogos. Segundo uma nova pesquisa, a internet também está sendo utilizada cada vez mais cedo.

O estudo, feito pela organização britânica Internet Matters com 1.500 famílias, descobriu que, hoje em dia, 48% das crianças de 6 anos fazem uso dessas tecnologias. E mais: 41% delas acessam a internet sem nenhuma supervisão dos pais.

A pesquisa revelou também que 44% das crianças entrevistadas utilizam a internet dentro do próprio quarto e 27% ficam online fora de casa. Além disso, 32% são adeptdas dos serviços de mensagem instantânea para se comunicar (como o WhatsApp, por exemplo).

Após a conclusão do estudo, a organização britânica se posicionou: “Isso só mostra o quão rápido é o ritmo de mudança no mundo da tecnologia e o quão vital é que os pais criem mecanismos de segurança e entendam alguns dos riscos que existem quando a criança fica online”.

Por mais que o contato com a internet e as telas seja inevitável, é importante que os adultos reflitam sobre o acesso das crianças ao universo virtual. Cabe aos pais limitar o  tempo de uso e ponderar quais os benefícios e os riscos envolvidos. A seguir, confira recomendações gerais da Academia Americana de Pediatria para os pais:

- Promova pelo menos uma hora diária de brincadeiras e atividades que façam a criança se movimentar.

- Deixe claro ao seu filho o limite de uso diário de cada equipamento com tela.

- Não permita que a criança durma com tablet ou smartphone por perto.

- Ensine a criança a evitar uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir.

- Desencoraje o uso de eletrônicos enquanto a criança faz tarefas escolares.

- Estabeleça momentos em família como “livre de telas”. Pode ser, por exemplo, o jantar em família, para estimular que todos conversem.

- Converse sobre bullying virtual com seu filho e ensine sobre os perigos da internet.

Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário