quinta-feira

Gravidez no verão: como suportar o calor


Você ainda se lembra do último verão, quando até rezou por dias lindos e ensolarados, planejando as sonhadas férias na praia? Agora que está grávida, o mais provável é que esteja torcendo é por muita chuva e dias fresquinhos (previnindo-se, claro, dos mosquitos)! 

A gravidez eleva a temperatura do corpo, e o esforço extra de carregar o barrigão aumenta a sensação de calor. 

É especialmente importante se manter fresquinha no calor durante a gravidez. Se você estiver acalorada, vai se sentir exausta e tonta, e ainda pode ficar desidratada. 

Se puder, invista num ventilador ou ar-condicionado, para dormir e para outras atividades como cozinhar.

Carregue com você um borrifador em spray com água, para jogar no rosto. Existem alguns que vêm até com um ventilador a pilha junto. Não é muito elegante, mas alivia bem o calor. O bom e velho leque também ajuda.

Encha uma bacia com água fria e relaxe seus pés.

Use chapéus de abas largas para proteger a cabeça do sol.

Pode parecer contraditório, mas manter persianas e cortinas fechadas durante o dia no seu quarto pode ajudar a evitar que ele fique muito quente, por causa do sol. Aplicar película escura nas janelas também pode reduzir o calor.

Se você mora numa casa que é sobrado, saiba que o andar de baixo é sempre mais fresco. Você pode experimentar dormir lá.

Beba bastante água -- mantenha uma garrafinha sempre por perto para evitar a desidratação.

Tomar sol faz com que o calor se acumule no seu organismo, portanto é mais aconselhável se manter à sombra.

Molhe os pulsos na torneira com água fria e passe uma toalha molhada na testa e na nuca para ajudar a se manter fresquinha. Mantenha a toalhinha molhada no criado-mudo à noite para se refrescar durante a madrugada.

Umedeça uma bandana ou um lenço e use no pescoço.

Tome uma chuveirada sempre que puder. Por mais acalorada que você esteja, não deixe a água totalmente gelada, porque seu corpo pode responder gerando mais calor. Prefira um banho fresquinho, de morno para frio, em vez de gelado.

Vista-se com tecidos frescos e naturais, não sintéticos. O mesmo vale para os lençóis.

Se tiver tarefas para fazer na rua, prefira o começo e o fim do dia, para não sair no sol quente.

Fonte: Brasil Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário