quinta-feira

Grávidas no verão: dicas de cuidados com a saúde, a alimentação e o corpo

Na estação mais quente do ano, as grávidas precisam ter atenção especial com a saúde, com a alimentação e com o corpo. Abusar da ingestão de líquidos, ingerir alimentos frescos e leves, usar muito protetor solar e diminuir a carga dos exercícios físicos são algumas das recomendações da ginecologista e obstetra Érica Mantelli.

Uso de protetor solar e chapéu são indispensáveis (Foto: Getty Images)
Confira abaixo dicas para manter-se disposta e com a saúde em dia durante o verão. A médica também alerta para cuidados durante as ceias de fim de ano e os passeios para fazer a compra dos presentes.

Alimentação: ingredientes frescos e muito líquido
No verão, abuse da ingestão de líquidos como água de coco, suco de frutas feito na hora e água - a especialista sugere de 2,5 litros a 3 litros por dia. Os refrigerantes e sucos industrializados podem ser deixados de lado, assim como mate, chás e bebidas com muita cafeína.

Na hora das refeições, opte por pratos frescos e ingredientes cozidos. "A gestante deve ingerir alimentos mais leves, como legumes cozidos, grelhados e ingredientes frescos", sugere a ginecologista. Condimentos, alimentos que não foram refrigerados - como saladas e maioneses - ou que ficaram muito tempo fora da geladeira devem ser evitados. “Em locais públicos, como praias e parques, não é bom consumir gelo, porque nem sempre é armazenado de maneira correta e pode aumentar o risco de contaminação de doenças", ressalta a obstetra.
Nas ceias de fim de ano, também fique alerta: carne só se for bem passada ou bem cozida. “E nada de experimentar alimentos que não se tem costume de comer, como ostras e carne de porco, por exemplo, para evitar o mal estar”, diz.
Cuidados com a saúde: protetor solar a cada duas horas

Durante toda a gravidez é importante ter cuidado especial com a pele, principalmente no verão. “Por conta das alterações hormonais, a gestante pode desenvolver manchas por todo o corpo, principalmente no rosto, que são superdifíceis de tratar depois da gravidez, mesmo com tratamentos a laser. Portanto, reforce o uso de protetor solar no corpo todo a cada duas horas. Use chapéu ou boné e fique embaixo da barraca”, diz Érica Mantelli, que ainda lembra sobre os horários ideais para tomar sol: até às 10h ou depois das 16h.

A médica também conta que não é recomendado ficar com a calcinha do biquíni molhada por mais de duas horas. “Durante a gravidez, a imunidade fica mais baixa, tornando a mulher mais propícia à infecção vaginal. Portanto, leve calcinhas extras na bolsa para trocar a cada duas horas. Se tomar banho de piscina, tome uma ducha de água natural sempre que sair da água, porque o cloro pode também alterar o PH da vagina e ainda causar alergias na pele”, alerta.
Roupas claras e de tecidos leves são recomendadas, assim como sapatos confortáveis, baixos e com salto de cerca de 2cm. “Sapato muito rasteirinho provoca dor no nervo ciático”, conta a médica.
Corpo: exercícios estão liberados, mas sem exageros
Se seu obstetra deu o ok, então pode seguir com os exercícios físicos. Eles são ótimos para evitar o inchaço, principalmente no verão. “É importante reforçar a hidratação e se alimentar bem antes e depois das atividades. Faça pausas maiores entre um exercício e outro e esteja sempre acompanhada de um profissional”, sugere Érica Mantelli. Se mesmo com os exercícios você se sentir inchada, a médica sugere o uso de meia elástica e sessões de drenagem linfática, além de evitar o consumo exagerado de sal.

Com o calor, a pressão arterial fica mais baixa, causando mal estar e até desmaio. “Evite períodos prolongados de exposição ao sol. Se for fazer compras para as festas de fim de ano, prefira locais refrigerados, como os shoppings, e vá sempre acompanhada de alguém para te ajudar a carregar as sacolas e te socorrer, caso sinta-se mal. Além disso, tenha sempre na bolsa uma garrafinha de água fresca e bolachas de água e sal para evitar tonturas e manter-se disposta”, finaliza a obstetra.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário