segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

14 dicas de beleza para a gestante


Já notou como as mulheres grávidas ficam especialmente radiantes? Alterações fisiológicas, como uma maior quantidade de sangue bombeado pelo coração e maior produção hormonal pelo organismo da mulher, podem ser benéficas para sua beleza. Você vai notar que suas unhas crescem mais rapidamente, seus cabelos ganharão volume e brilho e sua pele estará mais radiante — até a acne tende a desaparecer! Como se não bastasse, você vai ganhar seios espetaculares e voluptuosos sem precisar de silicone.

Então, o corpo de uma mulher grávida passa por transformações que vão bem além da barriguinha crescendo. As alterações fisiológicas que ocorrem no corpo feminino vão potencializar sua beleza, mas também podem exigir uma atenção especial.

Há cuidados de beleza que você pode (e deve) tomar durante a gravidez, mas alguns procedimentos estéticos são contraindicados pelos médicos nesse período, a fim de garantir a saúde de mamãe e bebê. Foi para isso que escrevemos este texto: para listar dicas de beleza para a gestante e garantir que você fique linda durante e após a gravidez.

Veja nossos conselhos para tirar proveito dos benefícios da gestação e evitar procedimentos que possam oferecer riscos para sua saúde e a de seu pequeno.

Mostre a sensualidade de suas curvas

Um dos melhores “efeitos colaterais” de uma gravidez é que ela torna a mulher mais voluptuosa. Aproveite para ousar um pouco mais no decote e curta esse momento.

Sua feminilidade estará no auge, então sinta orgulho de suas belas formas de grávida!

Tire proveito de seus cabelos mais volumosos

Seus cabelos também estarão mais volumosos e brilhantes. Que tal experimentar um corte mais moderno? Cabelos curtos são mais práticos de cuidar e acentuam a beleza dos olhos e do rosto.

Se você prefere cabelos longos, experimente acessórios divertidos e penteados diferentes!

Alimente sua pele radiante

Hidratação diária e uma leve esfoliação semanal vão garantir o brilho e a suavidade do rosto. Agora, mais do que nunca, você precisará de protetor solar em todas as partes do corpo expostas ao sol para evitar manchas escuras.

Cuide da postura

Com o ganho de peso, o centro de gravidade de seu corpo é alterado. Para manter o equilíbrio, você tende a projetar o corpo para trás, causando uma curvatura na coluna e provocando dores nas costas. Mantenha ombros e quadris alinhados ao caminhar e, quando sentada, use uma almofada nas costas para manter a postura reta.

Outro hábito que ajuda com isso é fazer exercícios físicos segundo a orientação de seu médico. A Yoga é uma ótima pedida!

Durma o sono da beleza

Descansar é muito importante, pois o sono rejuvenesce corpo e mente. Durma pelo menos oito horas diárias e tire um cochilo depois do almoço. Use uma almofada ou travesseiro macio para apoiar a barriga no final da gravidez e dormir mais confortavelmente.

Previna-se contra manchas

Em muitas mulheres, a gravidez pode provocar manchas escuras no rosto e no pescoço, chamadas cloasmas ou melasma , pois o corpo estará produzindo mais melanina, o hormônio responsável pela tonalidade da pele. Nas morenas, as manchas podem ser ligeiramente mais claras que o tom da pele.

Use e abuse do protetor solar e dos chapéus charmosos. Para disfarçar as manchas que já apareceram, escolha um hidratante com tonalizante ou uma base de boa qualidade.

Prepare-se para o escurecimento de algumas áreas

Além do aparecimento de cloasmas (ou melasma), pode ser que seus mamilos escureçam e que uma linha escura vertical apareça passando pelo umbigo e “dividindo” sua barriga ao meio. Não se preocupe, pois tudo isso vai desaparecer espontaneamente em algumas semanas ou meses depois que seu bebê nascer.

Evite as estrias

As estrias são muito comuns nas grávidas. Elas podem aparecer na barriga, no bumbum, nos quadris e seios. Massagens com cremes e óleos vão ajudar na prevenção e deixar sua pele macia e bem nutrida, além de suavizar a coceira — o óleo de amêndoas é um ótimo produto para as áreas mais sujeitas a estrias.

E seja paciente: essas marquinhas tendem a ficar bem mais suaves com o passar do tempo.

Dê conforto para seus belos seios

Você vai precisar de conforto, então invista em sutiãs com numeração maior, com boa sustentação e de alças e laterais mais largas para não incomodarem, mas não abra mão de usar belas peças de lingerie!

Capriche na hidratação dos seios com cremes e óleos, para evitar estrias, mas evite produtos que contenham ureia, chumbo ou cânfora, são contraindicados durante a gestação. Tomar sol durante dez minutos diários nos seios também é bom para fortalecer a pele e evitar rachaduras nos mamilos. Evite hidratar demais o bico dos seios e as aréolas, estas regiões sofrerão muito atrito durante a amamentação, portanto podem acabar rachando por ficarem extremamente finos com a hidratação excessiva.

Cuidados com as varizes

O aparecimento de varizes nas pernas também é comum na gravidez, bem como inchaços e celulite, na medida em que você ganha peso. Por isso é importante adotar uma alimentação saudável e equilibrada para evitar o sobrepeso.

Acostume-se a descansar com as pernas elevadas e evite passar muito tempo em pé ou sentada. Converse com seu médico sobre o uso de meias de compressão e de massagens de drenagem linfática para prevenir os inchaços e a celulite.

Pergunte o que pode e o que não pode

Alguns tratamentos estéticos são contraindicados para gestantes, por isso converse sempre com seu médico antes de marcar hora no salão de beleza.

Nem pense em fazer alisamento de cabelos durante a gestação, por exemplo, pois certas substâncias químicas na composição dos produtos são tóxicas. Já a tintura deve ser evitada no primeiro trimestre por causa do cheiro forte que pode causar enjoos e se elas contiverem chumbo que é tóxico, contra indicado na gestação. Pode ser liberada a partir do segundo trimestre, mas é sempre bom perguntar antes ao médico sobre os produtos mais seguros.

E tratamento para o rosto, pode?

Nem todos. Peelings químicos com ácido tricloroacético ou retinoico devem ser evitados, assim como os peelings abrasivos. Os tratamentos de acne à base de isotretinoína são absolutamente proibidos pelos médicos, pelo risco de danos ao feto.

Tatuagens podem esperar

Se você planeja fazer uma linda tatuagem para homenagear seu bebê, esqueça — pelo menos durante a gestação. Por mais que o tatuador seja um bom profissional, há sempre o risco de contaminação das agulhas, que podem transmitir doenças.

Sorria!

Nosso último conselho é simples, mas pode ser a mais importante de todas as dicas de beleza para a gestante: sorria! A gravidez é um período único e maravilhoso, então coloque um sorriso no rosto e aproveite o auge de sua feminilidade com muita alegria.

A felicidade faz bem para sua beleza e para a saúde de seu bebê.

Fonte: cordvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário