quinta-feira

Mitos e verdades sobre desejos durante a gravidez

"Estou com desejo de comer manga! Preciso comer ou meu filho vai nascer com cara de manga!". Quem nunca ouviu uma exclamação desse tipo vindo de uma mulher grávida? Pode-se trocar a 'manga' por qualquer outro alimento que a gestante esteja com desejo de comer.

Mas afinal, as mulheres realmente têm desejos incontroláveis durante a gravidez? Para falar sobre o assunto, o site do GNT conversou com a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski e com a nutricionista Orion Araujo. Famosas como Luana Piovani e Sarah Oliveira engrossam o time das grávidas que têm desejos incontroláveis durante a gestação.

Luana Piovani sente desejo por sorvete de milho durante a sua segunda gravidez. A atriz espera os gêmeos Bem e Liz (Foto: Reprodução / Instagram)
Algumas grávidas sentem desejo por alimentos que não tinham o hábito de comer. Foi o que aconteceu com a apresentadora do 'Calada Noite', Sarah Oliveira: "Outro dia eu fui no supermercado e me vi comprando miojo! Eu nunca como miojo, eu sou daquelas que prefere legumes e macarrão integral... E 'bati' um miojo feliz do nada!". Essa é a segunda gestação de Sarah, que já é mãe de Chloé, de dois anos. Um hábito que Sarah adotou na primeira gravidez voltou a aparecer agora: "Viciei em água com gás quando estava grávida da Chloé. E agora, na segunda, também tomo todo dia, me dá um alívio!". Já a atriz Luana Piovani, que está grávida de gêmeos, confessou em seu Instagram que está tendo um único desejo: sorvete de milho.
Entenda o que é mito e o que é verdade sobre os desejos durante a gravidez:
Se a grávida não comer o alimento que está com desejo, a criança pode nascer com a "cara" do alimento?
MITO. É apenas um desejo, não influencia em nada na formação do bebê. A ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski ressalta: "Quando uma mulher engravida, muitas pessoas próximas ficam dando opiniões e palpites sobre alimentação, gerando muita ansiedade e confusão para a gestante. O importante é que a grávida tenha uma alimentação equilibrada". A nutricionista Orion Araújo reforça a necessidade de uma alimentação equilibrada e dá algumas dicas: "Aumentar a ingestão de água ao longo do dia é fundamental (a quantidade será de acordo com a coloração da urina, que deve ser transparente).Também é importante fracionar a alimentação (de 3 em 3 horas) para evitar hipotensão e hipoglicemia; além disso, o ideal é combinar em todas as refeições um alimento fonte de carboidrato, de proteína e de gordura boa".
A mulher pode sentir desejo por alimentos que não consumia e rejeitar alimentos que faziam parte de sua rotina alimentar?

VERDADE. A doutora Heloisa Brudniewski explica: "Na gravidez, principalmente no início, o nível de progesterona aumenta muito. A progesterona é o hormônio responsável por boa parte das alterações gástricas e intestinais que a grávida apresenta. O elevado índice desse hormônio aguça o olfato e o paladar, por isso muitas mulheres grávidas deixam de tolerar cheiros e têm mudanças no seu desejo alimentar. É comum também a grávida se queixar de um gosto amargo na boca, que pode até levar aos enjoos e a mudança no gosto dos alimentos. Por isso ela deixa de consumir alimentos de que gostava e passa a consumir outros que nunca gostou ou comeu".

A nutricionista Orion Araujo salienta: "A alteração do paladar ocorre principalmente no segundo trimestre da gravidez. E nesta fase deve-se tomar muito cuidado, pois o ganho de peso acima da normalidade aumenta o risco do desenvolvimento do diabetes gestacional e pré-eclâmpsia".
Os desejos das grávidas podem ter alguma razão específica?

VERDADE. "Em geral, desejos esporádicos e de forma variada de alguns alimentos são decorrentes das modificações hormonais e da alteração do olfato e do paladar. No entanto, casos de desejo por alimentos específicos repetidamente podem estar ligados a alguma carência nutricional e de vitaminas. É importante o médico estar atento às queixas das pacientes, para procurar possíveis carências nutricionais e tratar quando for necessário", afirma Heloisa.

Os enjoos podem ser uma explicação para os desejos alimentares?

VERDADE. A nutricionista Orion Araujo faz uma ressalva: "Antes de mais nada, é importante lembrar que algumas gestantes não sentem enjoo durante a gravidez e não há nada de errado com isso. Não é uma regra ter enjoo pois cada organismo reage de uma maneira". Mas para aquelas que sofrem desse mal, a obstetra Heloisa Brudniewski explica: "Os enjoos também estão relacionados às modificações hormonais. Os altos índices de estrogênio e de progesterona alteram o paladar e o esvaziamento gástrico e podem levar a enjoos constantes, principalmente no início da gestação. Não são os enjoos que levam aos desejos, mas sabidamente os enjoos podem melhorar com a ingestão de alguns alimentos, como limão, bebidas geladas e gengibre; e isso leva a gestante a procurar por esses alimentos para ter melhora dos sintomas".

A "picamalácia" pode acontecer durante a gravidez?

VERDADE. A doutora Heloisa esclarece algumas das dúvidas mais comuns: "A picamalácia é definida como a vontade excessiva de ingerir alimentos estranhos e inadequados, como terra, gelo, tijolo, carvão, giz, etc... Ela aparece mais na infância ou no período gestacional e não deve ser tratado como algo engraçado, pois em quase todos os casos está associado a carências nutricionais ou alteração na absorção intestinal de alimentos, como ferro, zinco e outras vitaminas essenciais. Se a gestante apresentar esses sintomas, ela deve relatar ao médico e ele deve repor os nutrientes necessários que estão carentes nesse período".

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário