quinta-feira

Está grávida? Veja 10 produtos e tratamentos de beleza que você deve evitar


Durante as 40 semanas de gestação podem surgir inúmeras dúvidas nas futuras mamães. Posso pintar o cabelo? Devo continuar utilizando meus cremes normalmente? O que posso e o que não posso utilizar durante a gravidez?

Uma pesquisa recente encontrou mais de 287 substâncias tóxicas no cordão umbilical de um recém-nascido. Você sabia que muitas destas substâncias estão presentes em produtos de beleza utilizados comumente pelas mulheres e que elas podem comprometer seriamente a formação fetal e, até mesmo, provocar um aborto?

Por isso, para preservar a saúde da mãe e também do bebê é necessário evitar alguns produtos e tratamentos de beleza durante a gravidez.

“Toda gestante ao realizar um tratamento, seja de cabelo, pele ou corporal, deve observar as indicações e contra indicações do produto e sua composição”, afirma a enfermeira obstetrícia Monica Mozzaquatro.

Conheça alguns produtos e tratamentos que você deve evitar durante a gestação.

1. Produtos com ureia, cânfora e chumbo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui uma lista com três substâncias que são proibidas durante a gestação: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo. Tais substâncias estão presentes na maioria dos hidratantes e cremes. Estudos mostram que são extremamente prejudiciais na formação do bebê.

2. Intervenções cirúrgicas

Intervenções cirúrgicas, plásticas e lipoaspiração não podem, em hipótese nenhuma, serem realizadas em grávidas. Há o risco das cirurgias ocasionarem aborto.

3. Tratamento de pele

“Produtos de linhas anti–idade, limpezas profundas, produtos clareadores e tratamentos com ácidos  devem ser evitados”, orienta Monica. As substâncias usadas em tratamentos deste tipo podem ser absorvidas pela mãe e, pela corrente sanguínea, atingirem o feto provocando graves problemas. Na lista das substâncias proibidas estão: ácido retinoico, glicólico, salicílico, hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína.

Mas atenção, não deixe de utilizar o protetor solar. Ele é super recomendado durante a gravidez!

4. Produtos com álcool

Recomenda-se que produtos formulados com álcool sejam evitados durante a gravidez. A substância está presente em muitos perfumes, desodorantes, demaquilantes e loções adstringentes.

5. Laser, botox e bronzeamento artificial

Gestantes não podem realizar nenhum tratamento de laser, botox ou bronzeamento artificial.

6. Pílulas da beleza

Os nutracêuticos, conhecidos mais popularmente como pílulas da beleza, devem ter o uso suspenso durante a gravidez. Apesar de prometerem uma série de vitaminas importantes ao organismo, há o risco de um desequilíbrio na absorção de nutrientes fundamentais no período gestacional, como o ácido fólico.

7. Clareamento dental

Nenhum tipo de clareamento dental, químico ou a laser, deve ser realizado durante a gestação, uma vez que a gengiva sensível da mulher corre o risco de inflamação.

8. Gel redutor

Não é recomendado o uso de géis redutores durante a gestação, uma vez que estes produtos causam irritação na pele e um calor local capaz de alterar a pressão arterial da gestante.
9. Tintura, alisamento e relaxamento

“Não se sabe se a absorção da tinta no cabelo pode ser prejudicial ao bebê. Por isso não é recomendado tingir os cabelos com tintas permanentes”, orienta Monica. A mesma proibição é válida para alisamentos e relaxamentos capilares.

Prepare-se com antecedência quando a gravidez for planejada: aprenda a fazer penteados para disfarçar a raiz aparente caso você pinte o cabelo e treinando alisar o cabelo usando apenas a escova e o secador.

10. Produtos anticaspas e antiparasitários

Os xampus de tratamento anticaspa ou contra piolhos não são recomendados durante a gestação. Na maioria das vezes o cetoconazol, substância que deve ser evitada durante a gravidez, é utilizado na fabricação de produtos desta natureza.

O que pode ser usado após os 3 primeiros meses da gestação?
Apesar das proibições, alguns tratamentos podem ser liberados depois do segundo trimestre da gestação. Outros podem ser feitos durante as 40 semanas seguindo algumas recomendações importantes. Confira:

Tonalizante para cabelos: para colorir os cabelos o ideal são os tonalizantes com pigmentos naturais. O recomendado é utilizá-los somente após os três primeiros meses de gestação.

Descoloração de pelos: “indicamos somente a água oxigenada para a descoloração dos pelos pois a pele da gestante pode estar muito sensível e pode causar irritação”, orienta Monica.

Depilação: não é contra indicada no período da gestação. “Pode ser realizada com ceras frias ou quentes ou, até mesmo, utilizando lâminas”, afirma a enfermeira. Por outro lado, devem ser evitados os cremes depilatórios devido aos fortes produtos presentes na composição.

Esmaltes e acetona: as soluções removedoras de esmaltes que contém concentração máxima de 50% de acetona em sua fórmula e esmaltes podem ser usadas durante a gestação sem problemas.

Massagens e drenagens linfáticas: a massagem e a drenagem possuem diversos benefícios para a gestante: diminuição na retenção de líquidos, melhoras para o humor, sono e diminuição nas dores decorrentes da gravidez. Por isso, estão liberadas durante a gravidez

É preciso atentar-se na hora de escolher o profissional. O ideal é que seja alguém especializado em massagens para gestantes. Também é importante que a pressão arterial seja medida antes do início da massagem.

Na hora de escolher o produto para utilizar o ideal é sempre ler o rótulo. Prefira produtos com pouca fragrância, hipoalérgicos, sem corantes e com ausência total de derivados petroquímicos, como óleo mineral, vaselina, isoparafinas e outros. Atualmente estão disponíveis no mercado muitos produtos formulados especialmente para o período gestacional, cuide-se.

Fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário