segunda-feira

Calendário Gestacional - Como calcular semanas e meses da gravidez

A única gravidez que eu acompanhei mais de perto, foi a da minha mãe esperando minha irmã quando eu era criança. Não guardei muitas recordações dessa época, mas sei que ainda se contava a gravidez por meses. Então antes de engravidar, jamais achei que ia entender porque hoje em dia se conta semanas… Mas no final das contas, a gente se acostuma e com ajuda de apps de gravidez, não perde nunca a conta!

Porque o cálculo mudou para semanas? “Do início do mês ao seu final é muito tempo, muita coisa pode acontecer. O objetivo maior de falarmos em semanas é ter maior precisão nos acontecimentos.” – Dra Denise Gomes

Para as leitoras que sempre me perguntam (“Lia me ajuda, sou de humanas” kkk) e para as gravidinhas de primeira viagem como eu, montei uma tabela pra explicar melhor cada fase. É um calendário gestacional, que mostra o correspondente das semanas aos meses e aos trimestres gestacionais. Fiquem a vontade pra compartilhar!

As 3 primeiras semanas que não estão na tabela seriam como o mês zero: semana 1 é o período menstrual, semanas 2 e 3 ocorre a fecundação e o zigoto chega até o útero. Na semana 4 temos finalmente o amontoado de células que grudam no útero e causam o atraso menstrual. Entenderam?!
A gente começa a contar as semanas de gestação a partir da data da última menstruação, que não é a data exata em que engravidamos, mas é uma data mensurável. Se convencionou a usar essa data com todas as gestantes porque é difícil saber a data exata que você engravidou.
♥ Na prática: eu estou com 31 semanas, portanto no 7º mês e no 3º trimestre!
Bom, espero que essa tabela seja útil pra quem tem interesse em entender melhor sobre tempo de gestação! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário