terça-feira

Manual dos Primeiros Passos da Amamentação

Imagem: Google.
A amamentação é um dos principais temas durante a gestação, mas, na prática, milhares de dúvidas e inseguranças aparecem apesar de mais preparada que a mamãe se encontre.

Ao chegar em e se encontrarem sem o suporte da equipe da maternidade, as mamães se deparam com um cenário completamente diferente… E de repente como um passe de mágica “um branco” aparece e apaga todas as informações já recebidas e muitas dúvidas e inseguranças aparecem… Calma isso é normal… Afinal os bebês não vem com Manual de instruções.

As dúvidas aparecem e são muitas:

– será que o bebê está mamando suficiente?
– a pega está correta?
– o meu leite é fraco?
– porque o leite não desce ?
– o que é esse tal de colostro?
– o bebê só dorme e não quer mamar?
– os meus mamilos estão fissurados o que fazer?
– e a dor de amamentar é insuportável?

As mamães precisam sim de ajuda neste início de Amamentação dos seus bebês, pois apesar de ser um ato natural, lindo e instintivo, para algumas pode virar um “pesadelo” em alguns casos como mamães muito novas, mamães que precisam voltar a trabalhar muito cedo ou bebês que choram muito … elas acabam desistindo logo no começo infelizmente.

Neste momento tão especial elas precisam de Conselhos Práticos e Apoio Psicológico.

Conselhos Práticos: explicar sobre a posição e pega correta do bebê para amamentar, dor nos mamilos, nas costas, se o leite é pouco, muito leite, mamas vazando, se o bebê está mamando eficiente, quantidade de mamadas, ordenha de leite etc.

Apoio Psicológico: para a mamãe se sentir confiante e amamentar com sucesso o seu bebê. Fazer com que ela acredite que pode amamentar, que o seu leite é única fonte de alimento que o bebê necessita, que as suas mamas produzirão o leite adequado e em quantidade suficiente, não existe leite fraco e compreender que o que ela sente é normal.

Dúvidas Frequentes:

– O seu leite Não é Pouco: ele é suficiente. Quanto mais o bebê mama, mais leite a você produz.
– O seu leite Não é Fraco: Não existe Leite Fraco, ele é “ralinho” pois é mais adequado ao sistema digestivo humano.
– Pouca Produção de Leite: Posicionamento incorreto ou má pega do bebê ao mamar.
– Quantidade de Mamadas: livre demanda – quantidade de 8 a 12 vezes em cada 24horas RN
– Tempo de Mamada: Varia de bebê para bebê
– Fissuras no Mamilo: Não é devido a mamadas longas e sim ao posicionamento incorreto ou má pega do bebê ao mamar.

Se este é o seu caso, não desista procure ajuda, pois é muito importante para o seu bebê e para você a Amamentação, além de oferecer muitos benefícios para a saúde, fortalece o vínculo mãe e filho .

Kit Básico Amamentação:

– Pomada de Amamentação: a pomade de lanolina indicad para amamentação ajuda a hidratar e prevenir fissuras mamilares . Pode ser utilizada a partir do 7ºmês de gestação . Mas vale lembrar , mesmo usando a pomada ela não evita o incômodo no inicio da Amamentação , uma dor que chega a ser “insuportável” , este inicio sim é um pouco dolorido , mas com a pega correta , a descida do leite , o costume e a prática o ato da amamentação se torna um momento prazeroso e um vinculo maravilhoso entre mamãe e o bebê.

– Almofada de Amamentação: auxilia no momento da amamentação para que a mamae fique confortárvel , perimite corrigir a postura no ato de amamentar , facilitando a pega correta do seio para o bebê , devido a posição barriga com barriga.

– Aparelho para tirar o leite: pode ser manual ou elétrica , ele auxilia no momento da amamentação para deixar a mama menos rígida , para que o bebê possa fazer a pega correga , também utilizada para ordenhar o leite em excesso e armazenamento futuro para volta o trabalho da mamae , auxiliar no estimulo da produção de leite pode ou eventuais necessidades onde a mamãe precisa se ausentar no horário da mamada

– Sacos ou Frascos de Armazenamento de leite: se em frascos de vidros esterilizados , potes específicos ou sacos de armazenamento de leite , eles são muito úteis no dia a dia das mamães , principalmente na hora da volta ao trabalho ou mesmo em ocasiões como dar um pulinho na academia , manicure ,medico entre outros , a praticidade é a grande aliade neste momento.

– Protetores absorventes: auxiliam a absorver o excesso de leite materno , pose ser descartáveis ou reutilizáveis , amenizando o vazamento do leite na roupa das mamães.
Patricia Tsukada é Consultora de Maternidade e Sono do Bebê da empresa Mommy in Bloom e compartilha seu conhecimento conosco. Para saber mais, visite o site Mommy in Bloom.


Leia mais dicas no Portal Pampers

Fonte: Vestida de Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário