terça-feira, 21 de junho de 2016

Prevenindo a Anemia na Gestação


Muitas futuras mamães são resistentes ao uso de suplementos vitamínicos durante a gestação, mas é importante prestarmos atenção em alguns parâmetros bioquímicos durante o período, como o hemograma, ferro e ferritina!

A partir da 28ª semana gestacional, as grávidas apresentam a chamada “anemia fisiológica”, ou seja, seu sangue sofre uma maior hemodiluição e seu hemograma vem alterado! Mas isso, até certo valor, é normal.

Passar de uma anemia fisiológica para uma anemia durante a gravidez é bem comum e fácil já que as necessidades de oxigênio para o metabolismo celular vão aumentando, duplicando a necessidade de ferro. Além disso, há uma necessidade maior de ferro para a reserva hepática fetal e para reposição após perda sanguínea no parto, por isso devemos ficar atentas e devemos manter uma alimentação adequada!

A deficiência de ferro na gestação pode trazer muitos problemas, dentre eles o parto prematuro, alterações no sistema imune e prejuízo no desenvolvimento e crescimento fetal. O ferro é extremamente necessário para o desenvolvimento do cérebro e das células sanguíneas do feto.

Por isso, siga algumas dicas no seu dia a dia!

– Invista no suco verde pela manhã! Folhas verdes escuras contêm cálcio e ferro, além de fibras, magnésio e muitos outros componentes importantes! O suco roxo – com a beterraba – misturado com laranja, também fornece bastante ferro e de quebra ajuda a combater o inchaço.

– Nas refeições principais, nada de leite e derivados! Invista nas carnes, ovos e feijões – lentilha, ervilha, grão de bico, feijão.

– Na sobremesa, aposte em frutas cítricas e ricas em vitamina C, como acerola, laranja, mexerica, caju, manga, kiwi, morangos, abacaxi. Essas frutas fazem o ferro presente nas leguminosas ser melhor absorvido pelo organismo!

– Evite a ingestão de antiácidos na azia. Nosso conteúdo de ácido gástrico é necessário para absorção de ferro e vitamina B12, também importante para prevenir anemia!

Segue um exemplo de alimentação pronta para prevenir a anemia!

Café da manhã: suco verde (couve + hortelã + manga) + pão com queijo branco e tomate em cubos.

Lanche da manhã: mix de castanhas com frutas secas.

Almoço: salada com folha verde escura (rúcula + alface roxa + cebola + cenoura) + arroz integral + feijão + bife acebolado + espinafre refogado + abacaxi.

Lanche: iogurte + morango + aveia + mel.

Jantar: salada (agrião + alface + beterraba + grão de bico) + purê de mandioquinha + frango ao molho de laranja + escarola refogada + kiwi.

Ceia: vitamina de leite + mamão.
Fonte: Vestida de Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário