terça-feira

5 dicas para ser uma mãe real (e sem culpa)

Para ser mais feliz, estabeleça metas possíveis – e errar faz parte, ok? (Foto: CrayonStock)
1) Conheça a si mesma
Sim, o autoconhecimento é fundamental. Algumas ferramentas podem auxiliar esse processo. Terapia pode funcionar, coaching pode funcionar, conversar com as amigas também! Aqui, tudo o que torne a descoberta do seu próprio equilíbrio mais fácil, assim como a deixar de lado a culpa, é bem-vindo.

2) Organize sua rotina
Uma rotina organizada, claro, favorece a administração do tempo. Isso vale para as mães que trabalham fora e para as que estão em casa. Que tal determinar, de antemão, um dia para buscar as crianças na escola e almoçar com elas? Estabelecer dias específicos para certas tarefas, como o dia certo para ir ao supermercado, fará com que você fique menos ansiosa diante das intermináveis demandas da casa. E lembre-se: por mais organizada que você seja, às vezes o requeijão vai faltar!

3) Permita-se fazer o que gosta
Existe um lugar íntimo que é só seu. Ao se conectar com ele, você se sentirá mais completa e capaz de fazer escolhas, de acordo com o que pode e/ou deseja. Quer aprofundar seus conhecimentos sobre fotografia? Encontre espaço para exercitar esse hobby! Gosta de cozinhar? Permita-se alimentar a alma com uma comida que você gosta, não se prendendo apenas à necessidade de cozinhar para as crianças. Perdeu aquele filme que tanto queria assistir no cinema? Sente-se confortavelmente no sofá e peça respaldo ao marido, pois hoje você vai comandar o controle da TV e assisti-lo em casa!

4) Desista de ser “onipotente”
Quem disse que temos de ser mães infalíveis? Difícil lidar com esse modelo que absorvemos, que faz com que nós mesmas nos cobremos perfeição. Mas de nada adianta, por exemplo, você ficar se culpando por não ter ido à reunião da escola, se não era possível reagendar aquele compromisso de trabalho. Faz parte! A gente tem que aprender a elencar as prioridades – e a delegar.

5) Resolva os problemas à medida que eles aparecemPare de acumular ansiedades, buscando soluções para problemas que você ainda não tem ou nem sabe se terá. Peço licença para deixar um último conselho: viva um dia de cada vez.

Fonte: It Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário