quinta-feira

Como introduzir a carne na alimentação do bebê


Quando o bebê completa 6 meses, o período de amamentação exclusiva, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, termina. É quando diversos alimentos podem ser introduzidos no cardápio dos pequenos, sempre com o leite materno como complemento -- ele deve ser oferecido até os 2 anos de idade. As carnes, então, assumem seu papel preponderante na dieta, por serem fontes de proteína e ferro, fundamentais para o desenvolvimento de seu filho.

Antes de saber como servi-las, é preciso escolher qual tipo fará parte do cardápio do seu filho. De acordo com a nutricionista Thais Lara, da Clínica Nutrir-Bem (SP), desde que sejam magros e bem limpos, todos os cortes de carne bovina estão liberados, desde que servidos na forma cozida ou grelhada -- deve-se evitar os preparos fritos. Nos primeiros seis meses de introdução alimentar, as carnes de peixe e frango também são muito bem-vindas.Vale lembrar que, antes disso, não se deve usar sal para temperar nenhuma delas.

Como os bebês ainda não têm dentes, algumas mães ficam na dúvida sobre como servir a carne na refeição. De acordo com a nutricionista, ela deve, de início, ser oferecida desfiada ou moída-- uma boa dica, no início, é pedir ao açogueiro para moer três vezes. “Não se deve bater a carne ou fazer caldos, pois os bebês devem se acostumar com a textura do sólido”, defende a nutricionista. Além disso, ao mastigar os sólidos cortados em pedaços pequenos com a gengiva, os bebês estimulam as estruturas orofaciais, importantes para as funções mastigatória e de fala.

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário